Topo

Escândalo de doping no futebol alemão respinga em Joachim Low

03/03/2015 16h37

Berlim, 3 Mar 2015 (AFP) - Um escândalo de doping com uso de anabolizantes nas décadas de 70 e 80 está sacudindo o futebol alemão, com acusações contra dois clubes onde jogou Joachim Low, técnico que levou a seleção do país ao tetracampeonato na Copa do Mundo no Brasil.

"O doping não tem lugar no esporte, é algo que desaprovo completamente. Isso vale tanto na minha carreira de jogador como de técnico da seleção", reagiu o treinador nesta terça-feira em entrevista à agência de notícias esportivas SID, filiam da AFP.

A reação de Low era muito aguardada desde segunda-feira, quando foi divulgado um relatório revelando um esquema de doping "em grande escala" com anabolizantes na ex-Alemanha do Oeste nas décadas de 70 e 80, principalmente nos clubes de Stuttgart e Freiburg, onde o técnico fez sua carreira de jogador.

Ele atuou no Freiburg de 1978 a 1980 e 1982 a 1984, e chegou a disputar uma temporada com o Stuttgart (1980-1981), clube que treinou de 1996 a 1998.

No relatório, o doutor Andreas Siegler, membro de uma comissão de avaliação da medicina do esporte baseada na cidade de Freiburg, afirmou que o doping "não foi apenas uma questão de responsabilidade individual dos atletas, mas um esquema financiado e organizado de forma centralizada por federações e clubes".

O diretor de futebol do Stuttgart, Robin Dutt, alegou em entrevista ao canal Sky Sports não poder fornecer informações sobre o caso por "não ter elementos nas mãos", e pediu uma cópia do relatório.

O Freiburg também reagiu, deixando claro que apoia as investigações e condena o uso de produtos dopantes, apenas de não ter tomado conhecimento "resultados detalhados nem do relatório completo".

"Fiquei totalmente surpreso com estas informações. Não posso imaginar que um companheiro de equipe tenha se dopado", disse por sua vez Ottmar Hitzfeld, técnico da seleção suíça, que jogou no Stuttgart de 1975 a 1978.

Já o presidente da Comissão antidoping da Federação alemã de futebol (DFB), Rainer Koch, se disse "surpreso por não ter sido informado" antes da divulgação parcial do relatório.

Um dos principais acusados é o ex-médico do Freiburg, Armin Klümper, suspeito de ter organizado o esquema de doping em ambos os clubes. Ele também foi envolvido num escândalo de doping no ciclismo, com a equipe Deutsch Telekom, de Jan Ullrich, campeão da Volta da França em 1997.

ryj-cfe/aro/jcp/gv/lg/mvv