Topo

Neymar faz dois, Barça vence Villarreal e pega Athletic na final da Copa do Rei

04/03/2015 20h00

Villarreal, Espanha, 4 Mar 2015 (AFP) - Com dois gols de Neymar e um de Luis Suárez, o Barcelona derrotou por 3 a 1 o Villarreal fora de casa, nesta quarta-feira na partida de volta das semifinais da Copa do Rei, selando a vaga na decisão da competição, na qual enfrentará o Athletic Bilbao.

Na partida de ida, há duas semanas no Camp Nou, o Barça já havia vencido por este mesmo placar de 3 a 1, com gols do argentino Lionel Messi, Andrés Iniesta e Gerard Piqué.

Na final, o Barça não fará um dérbi catalão com o Espanyol, eliminado pelo Athletic de Bilbao por 2 a 0, gols de Aduriz e Etxeita, na partida de volta também disputado nesta quarta-feira. Na ida, os times empataram em 1 a 1.

Em Villarreal, Messi, maior craque do trio de ouro do Barça, não marcou, mas foi o autor do passe para o gol de Neymar, que aproveitou um cruzamento do companheiro para se adiantar à marcação e balançar as redes, logo aos 3 minutos de jogo.

O Villarreal, time que costuma dar muito trabalho jogando em seu estádio, o El Madrigal, empatou pouco antes do intervalo, aos 40 minutos. No lance, o mexicano Jonathan dos Santos, irmão do companheiro de equipe Giovani, apareceu na segunda trave para marcar, após cruzamento de Jaume Costa.

Na origem do lance, o volante do Barça Sergio Busquets acabou machucando o tornozelo e precisou sair de campo de maca, dando lugar ao zagueiro francês Jérémy Mathieu.

"Sergio Busquets tem uma lesão no tornozelo direito. O jogador do Barcelona será submetido a mais exames nesta quinta-feira para conhecer o grau exato da lesão", informou o departamento médico do clube em comunicado.

Expulsão prejudica 'Submarino' O 'Submarino Amarelo' precisava de mais dois gols para devolver o placar da partida de ida e levar a decisão da vaga na final da Copa do Rei aos pênaltis, mas acabou dando um tiro no próprio pé com a expulsão de Tomás Pina por um forte carrinho por trás em Neymar, aos 19 minutos do segundo tempo.

Com um jogador a mais, os catalães voltaram a dominar a partida e encontraram os espaços para chegar ao gol do goleiro Asenjo.

Aos 28, Suárez recebeu ótimo lançamento do argentino Javier Mascherano, ganhou na velocidade do marcação, driblou Asenjo e voltou a colocar o Barcelona na frente no placar.

Depois de um início marcado pelas críticas no Barcelona, no qual demorou para se sentir à vontade no ataque do time, Suárez vem vivendo ótima fase, chegando ao quinto gol nas últimas cinco partidas.

Quem também vinha sendo criticado pelas fracas atuações recentes era Neymar, que acabou carimbando a classificação para à final da Copa do Rei com seu segundo gol na partida, aos 43 minutos, tirando do goleiro de cabeça após ótimo cruzamento de Xavi.

Na final da Copa do Rei, o Barcelona enfrentará o vencedor da outra semifinal, na qual duelam Espanyol e Athletic Bilbao. Os dois times entram em campo ainda nesta quarta-feira e, na primeira partida, disputada em San Mamés, empataram em 1 a 1.

Toda a Catalunha espera um dérbi com o Espanyol. Os dois clubes já decidiram o título em 1957, com vitória por 1 a 0 do Barça.