Topo

PSG busca título antecipado; Barça e Bayern querem ficar mais perto

10/03/2015 13h05

Paris, 10 Mar 2016 (AFP) - O futebol europeu pode ter seu primeiro campeão nacional neste fim de semana, o Paris Saint-Germain, que garantirá o quarto título consecutivo com incríveis oito rodadas de antecedência, se contar com um tropeço do Monaco na sexta-feira e vencer o lanterninha Troyes no domingo.

No sábado, Barcelona e Bayern de Munique, que também lideram com folga seus campeonatos respectivos, querem ganhar mais serenidade antes de tentar se juntar ao PSG nas quartas de final dos campeões.

Catalães e bávaros jogam em casa, e não devem ter dificuldade para vencer Getafe e Werder Bremen, respectivamente.

Na Champions, ambos também terão o apoio de suas torcidas. O Barça recebe o Arsenal, que derrotou por 2 a 0 na partida de ida, em Londres, enquanto o Bayern encara em Munique a Juventus, depois do empate em 2 a 2 de Turim.

A Juve terá um dia a mais descanso, já que recebe o Sassuolo logo na sexta-feira.

Já o Arsenal vive situação oposta: antes de viajar a Barcelona, terá que enfrentar o Watford no domingo, pelas quartas de final da Inglaterra.

PSG com a mão na taçaO time da capital francesa saberá na sexta-feira se pode colocar o Champagne na geladeira, para comemorar o tetra em caso de vitória no domingo,

Por ironia do destino, dois clubes da região onde é produzida a famosa bebida serão os juízes de paz da rodada, o Reims (16º), que visita o Monaco, e o Troyes, que recebe os parisienses.

O Monaco, que tem 23 pontos a menos que o líder, precisa vencer, não apenas para adiar o título do PSG, mas também para manter o Lyon à distância.

O time do Principado já não sonha mais há muito tempo com o troféu da Ligue 1, mas vai fazer de tudo para garantir o segundo lugar, sinônimo de classificação direta para a Liga dos Campeões.

O Lyon (3º) está apenas seis pontos atrás e está de vento em popa desde que acabou com a invencibilidade do PSG em competições nacionais, no dia 28 de fevereiro (2-1).

No domingo, poucas horas depois do duelo que pode dar o título aos parisienses, o Olympique Lyonnais recebe o Rennes (5º), outro time que briga por vaga na Champions.

O PSG já tem lugar garantido nas quartas de final da edição atual, depois da vitória por 2 a 1 de quarta-feira sobre o Chelsea, em pleno Stamford Bridge, repetindo o resultado da partida de ida, no Parque dos Príncipes.

Barça sem rivais A hegemonia catalã na Espanha não chega a ser tão esmagadora quanto a do PSG na França, mas o fato do Barça liderar a Liga com oito pontos de vantagem a nove rodadas do fim não deixa de ser impressionante, num campeonato que costuma ser decidido nas últimas rodadas.

É que, ao contrário do PSG, o Barça luta contra time do calibre do Real Madrid e do Atlético. Nesta temporada, porém, nem os dois gigantes madrilenhos são rivais à altura para Messi e companhia, que têm 12 pontos de vantagem sobre os 'merengues' e oito sobre os 'colchoneros'.

Desde o empate sem gols no dérbi contra o Espanyol, na primeira partida de 2016, os catalães ostentam 100% de aproveitamento com 10 vitórias em 10 jogos na Liga Espanhola.

No total, levando em conta todas as competições, os comandados de Luis Enrique estão invictos há 36 partidas, melhor série da história para um clube espanhol. Para dar mais um passo rumo ao recorde absoluto, que pertence à Juventus (43), basta não perder para o modesto Getafe (16º), no sábado, no Camp Nou.

Com a vantagem confortável adquirida em Londres, na partida de ida das oitavas da Liga dos Campeões, Luis Enrique não deve necessariamente poupar tantos jogadores, ainda mais porque teve a semana inteira para descansar, pela primeira vez do ano.

O Atlético também ficou sem jogar no meio da semana, mas, ao contrário do Barça, está longe de ter a vida resolvida na Champions, depois do empate sem gols com o PSV Einhoven. Por isso alguns titulares podem ficar de fora da partida de sábado, diante do Deportivo La Coruña (13º), para voltar com tudo na terça-feira, contra os holandeses, no estádio Vicente Calderón.

O Real já está com a vaga nas quartas no bolso, e contará com um Cristiano Ronaldo em grande fase no domingo, no campo do Las Palmas (15º).

Autor de quatro gols no último sábado, contra o Celta de Vigo (7-1), o astro voltou a brilhar na terça-feira, ao balançar as redes pela 90ª vez na Champions, um recorde, além de dar assistência, na vitória por 2 a 0 sobre a Roma.

Bayern reencontra PizarroCom cinco pontos de vantagem sobre o vice-líder Borussia Dormund, o time bávaro não tem tanta gordura para queimar. Os comandados de Pep Guardiola esperam reencontrar a vitória, depois da derrota para o Mainz (2-1) e o empate sem gols em Dortmund (0-0).

No caminho do 'rekordmeister', o veterano peruano Claudio Pizarro, de 37 anos, que já teve duas passagens no clube (2001-2007 e 2012-2015), e volta a Munique depois de anotar cinco gols nas últimas três partidas com o Werder.

O 'bombardeiro dos Andes' ajudou seu time a se afastar da zona de rebaixamento, e quer mostrar a Guardiola que cometeu um erro ao dispensá-lo ao final da temporada passada.

Pep continua tendo dores de cabeça com lesões, principalmente no setor defensivo, e deve promover um rodízio para manter o elenco em boas condições para receber a Juventus na quarta-feira.

Já o Borussia Dortmund tentará se manter na briga pelo título, mas terá um duelo complicado no domingo, diante do Mainz (5º), que almeja entrar na zona de classificação para a Liga dos Campeões.

Adversário do Bayern na Champions, a Juve tem uma margem ainda menor que o rival. Com três pontos de vantagem sobre o Napoli na Série A italiana, não tem direito ao erro na sexta-feira, contra o Sassuolo, justamente o time para o qual sofreu sua última derrota.

Foi no dia 28 de outubro, e desde então o time não perde há 19 rodadas, ou seja, meio campeonato. Em caso de tropeço, a 'Velha Senhora' corre risco de ser alcançada pelos napolitanos.

No domingo, Higuaín e companhia não devem ter problemas para derrotar o Palermo (17º), que está em pleno marasmo. O time siciliano não vence há sete jogos, e acaba de trocar de treinador pela quinta vez na temporada.

Na Inglaterra, a Premier League faz uma pausa para a realização das quartas de final da copa nacional, com destaque para o choque de domingo entre Manchester United e West Ham, dois times que brigam por vagas e competições europeias.

Mais cedo, o atual campeão Arsenal recebe o Watford, apenas três dias antes de visitar o Barça no Camp Nou.

--Campeonato Francês (30ª rodada):

- Sexta-feira:

(16h30) Monaco - Reims

- Sábado:

(13h00) Lorient - Olympique de Marselha

(16h00) Guingamp - Saint-Etienne

- Domingo:

(10h00) Troyes - Paris SG

(17h00) Rennes - Lyon

--Campeonato Espanhol (29ª rodada)

- Sexta-feira:

(16h30) Málaga - Sporting

- Sábado:

(12h00) Barcelona - Getafe

(16h30) Atlético de Madri - Deportivo La Coruña

- Domingo:

(08h00) Levante - Valencia

(12h00) Sevilla - Villarreal

(16h30) Las Palmas - Real Madrid

--Campeonato Alemão (26ª rodada)

- Sexta-feira:

(16h30) Hertha Berlim - Schalke 04

- Sábado:

(11h30) B. Moenchengladbach - Eintracht Frankfurt

Hoffenheim - Wolfsburg

(14h30) Bayern de Munique - Werder Bremen

- Domingo:

(11h30) Bayer Leverkusen - Hamburgo

(13h30) Borussia Dortmund - Mainz

Resultados da 29ª rodada do Campeonato Italiano:

- Sexta-feira:

(16h45) Juventus - Sassuolo

- Sábado:

(16h45) Inter - Bologna

- Domingo:

(08h30) Chievo - Milan

(11h00) Udinese - Roma

Fiorentina - Hellas Verona

(16h45) Palermo - Napoli

--Copa da Inglaterra (quartas de final):

- Sexta-feira

(16h55) Reading (D2) - Crystal Palace

- Sábado

(14h30) Everton - Chelsea

- Domingo

(10h30) Arsenal - Watford

(13h00) Manchester United - West Ham.