Topo

Depois de acidente, Alonso volta à F1 no GP da Malásia

26/03/2015 19h13



Kuala Lumpur, 26 Mar 2015 (AFP) - Fernando Alonso dará início à temporada com a McLaren neste domingo. Impedido de correr no Grande Prêmio da Austrália por questões médicas, o espanhol recebeu autorização para pilotar na Malásia, onde o domínio das Mercedes-AMG deve ser ainda mais intenso.

O bicampeão do mundo "passou com êxito os exames médicos necessários e foi declarado apto para pilotar neste fim de semana na Malásia", anunciou nesta quinta-feira a FIA, que também confirmou a presença do finlandês Valtteri Bottas (Williams).

Bottas desistiu de disputar o GP da Austrália pouco antes do início da corrida, reclamando de fortes dores nas costas.

O piloto espanhol de 33 anos, que deixou a Ferrari para se juntar à McLaren-Honda no fim da última temporada, sofreu um acidente -que continua inexplicado- em 22 de fevereiro em Barcelona, durante uma sessão de treinos de pré-temporada. As três noites que passou no hospital e a ausência no GP australiano deram forças a rumores sobre a saúde de Alonso.

O espanhol falou sobre o acidente nesta quinta-feira em Sepang, em coletiva de imprensa. "Eu não acordei em 1995 falando italiano. Eu lembro do acidente e de tudo que aconteceu no dia seguinte", ironizou Alonso, admitindo apenas que não recordava do período "entre 14h00 e 18h00" do dia do acidente, ou seja, logo após o choque.

A McLaren-Honda de Alonso será equipada de um sistema de captação de dados suplementar, depois do piloto reclamar da "direção pesada" do carro, antes do acidente no circuito da Catalunha.

"Eu tenho certeza que falta uma explicação no nível de aquisição de dados, algo que entenderemos daqui a 10 anos, quando tivermos progredido neste campo", explicou o piloto.



Quem pode superar as Mercedes? Para as 'Flechas de Prata' da Mercedes, o começo de temporada foi bem mais simples. Na Austrália, a escuderia começou do mesmo jeito que terminou 2014, com uma dobradinha. Só uma chuva em Sepang parece ser capaz de atrapalhar a festa da escuderia alemã.

Em Melbourne, Lewis Hamiton dominou o companheiro Nico Rosberg, como fez na maior parte da temporada passada, e a escuderia campeã do mundo não encontrou adversários, liderando os treinos, a pole e a corrida.

Somente Sebastian Vettel (Ferrari) conseguiu avistar as 'Flechas' na pista, mas de longe. O alemão terminou em 3º com 30 segundos de atraso, mas mostrou estar feliz com o primeiro pódio com a nova escuderia. Hamilton, educado, afirmou que espera "belos duelos" com o carro italiano nos próximos meses.

Atrás de Mercedes e Ferrari, a única escuderia que parece capaz de somar pontos com regularidade é a Williams. A equipe inglesa, 3ª colocada em 2014, contará novamente com Bottas e o brasileiro Felipe Massa, que fez boa corrida na Austrália, terminando em 4º.

Já o também brasileiro Felipe Nasr, que pegou a F1 de surpresa em sua estreia na categoria, terminando em 5º com a Sauber, obrigou os adversários a redobrarem a atenção.

A corrida na Malásia poderia, como geralmente acontece, ser vítima de chuvas fortes, imprevisíveis e longas. Segundo a meteorologia local, o treino classificatório de sábado é o mais ameaçado.