Topo

Barcelona homenageia Cruyff no Camp Nou

BENOIT TESSIER/Reuters
Imagem: BENOIT TESSIER/Reuters

Da AFP, em Paris

26/03/2015 15h28

Barcelona, 26 Mar 2016 (AFP) - Centenas de admiradores de Johan Cruyff fizeram questão de render uma última homenagem ao lendário ídolo, falecido há dois dias, neste sábado no Camp Nou, estádio do Barcelona, sua cidade de adoção onde fez história como jogador e treinador.

O presidente do clube, Josep Maria Bartomeu, inaugurou pela manhã, após um minuto de silêncio, um memorial ao ex-jogador do clube, que estava presente num grande retrato, sorridente e com uma bola na mão, flanqueado por dois grandes buquês de rosas.

"São dias tristes para o Barcelona. São dias tristes para as pessoas que amam o futebol", disse Bartomeu. "Com a autorização da família Cruyff, fizemos este memorial para que todo o mundo possa se expressar e dar um último adeus a esta figura", continuou.

Pessoas do mundo todo, espanhóis, mas também chineses, japoneses, marroquinos e britânicos, entre outros, vieram homenagear o holandês e muitos clubes enviaram coroas de flores que foram expostas na entrada do estádio.

Johan Cruyff "veio a Barcelona quando o Barça não ganhava nada. Ele deu um novo nível de jogo, com passes curtos, para manter a posse da bola. O que gostamos hoje no Barcelona veio dele", lembrou Ignace Mosengo, um congolês de 45 anos que viajou até a cidade catalã para comemorar dez anos de casado.

Montse Albareda, uma telefonista de 63 anos, foi a primeira a entrar no memorial, ao lado do marido, do filho e da nora, carregando uma buquê de margaritas.

"Você foi o maior, mas agora Messi assumiu essa responsabilidade", escreveu no livro de condolências, lembrando da vitória por 5 a 0 sobre o Real Madrid nos anos 1970.

Uma fileira constante de admiradores e amigos passavam diante da foto de Cruyff, alguns chorando, outro mais contidos.

O memorial ficará aberto até terça-feira e o Barça permanecerá em luto até 2 de abril.

lbx-laf/tba/maz/am