Topo

Xavi negocia com clube catariano e pode deixar o Barça ao final da temporada

28/03/2015 20h31



Doha, 28 Mar 2015 (AFP) - Depois de Carles Puyol e Víctor Valdés, o Barcelona está perto de perder mais um jogador histórico, o meia Xavi, que foi o "cérebro" do time catalão na era Guardiola, e está no Catar para negociar com o Al Sadd.

"Xavi está atualmente em Doha com sua família para conhecer melhor o país onde vai viver se decidir integrar o nosso clube", informou neste sábado o atual vice-líder do Campeonato Catariano.

Tudo indicava que o negócio estava fechado, quando um dirigente do Al Sadd, Abdullah Al-Berik, postou uma foto do veterano espanhol no Instagram, com a legenda: "O Al Sadd conseguiu a contratação de Xavi, e aqui está uma foto dele ao lado do nosso diretor esportivo Muhammed Ghulam". Poucas horas depois, a informação foi negada pelo próprio clube.

O Barcelona tampouco conformou oficialmente a saída do veterano, mas o presidente Josep Maria Bartomeu declarou na sexta-feira que Xavi "ganhou o direito de decidir o seu futuro". Bartomeu deu a entender, porém, que a diretoria ofereceu uma renovação.

"Seu contrato vai até o final da próxima temporada. Se decidir ir embora, terá o apoio total da diretoria e, imagino, da torcida", resumiu.

Xavi, de 35 anos, era titular absoluto até a temporada passada, mas perdeu a vaga para o croata Rakitic desde a chegada de Luis Enrique ao comando do Barça.

Se jogar no Al Sadd, o meia será treinado por outro ex-jogador do time catalão, o dinamarquês Michael Laudrup, na equipe que já contou com outro veterano espanhol, o atacante Raúl, ídolo do arquirrival Real Madrid, que saiu no início do ano para o New York Cosmos.

De acordo com a imprensa catariana, o meia espanhol assinou um contrato de três anos e pode vir a ser técnico no futuro.

Campeão mundial em 2010 e bicampeão europeu (2008 e 2012) com a seleção espanhola, Xavi foi revelado nas categorias de base do Barcelona e nunca jogou em outro clube. Sua estreia como profissional foi em 1998 e, desde então, jogou mais de 800 partidas com o time catalão. Na equipe, conquistou nada menos do que 22 títulos.