Topo

Daniel Alves marca nos acréscimos e Brasil salva empate com Paraguai

29/03/2015 15h18

Asunción, 30 Mar 2016 (AFP) - Sem Neymar, o Brasil voltou a mostrar os velhos erros de sempre, com falhas na marcação e falta de criatividade no ataque, empatando em 2 a 2 com o Paraguai em Assunção, nesta terça-feira pela 6ª rodada das eliminatórias para a Copa do Mundo-2018, graças a um gol salvador nos acréscimos de Daniel Alves.

Os paraguaios abriram 2 a 0 no placar com Dario Lezcano, aos 40 minutos do primeiro tempo, e Edgar Benítez, aos 3 da segunda etapa, mas viram o Brasil buscar o empate no fim do jogo com gols de Ricardo Oliveira, aos 37, e Dani Alves, nos acréscimos.

Curiosamente, na última rodada, contra o Uruguai em Recife, foi o Brasil que abriu dois gols de vantagem e viu o adversário empatar no fim da partida.

Apesar da reação, o resultado foi ruim para as pretensões de Dunga de manter a seleção no bolo de cima das eliminatórias e o Brasil caiu da 3ª para a 6ª colocação da tabela, fora da zona de classificação para o Mundial da Rússia, com os mesmos 9 pontos do Paraguai (7º).

A seleção acabou ultrapassado na tabela por Argentina (3º com 11 pontos), Chile (4º com 10 pontos) e Colômbia (5ª com 10 pontos), enquanto o Uruguai assumiu a liderança das eliminatórias com os mesmos 13 pontos do Equador (2º), mas levando a melhor no saldo de gol.

Na próxima rodada, em 2 de setembro, o Brasil tentará endireitar a caminhada rumo à classificação para a Copa do Mundo contra o Equador em Quito.

- Sem Neymar, sem criatividade -Após o decepcionante empate com o Uruguai na sexta-feira passada (2-2), quando o Brasil abriu dois gols de vantagem mas não conseguiu segurar a vantagem, Dunga sabia que uma vitória contra o sempre difícil Paraguai em plena Assunção era a única chance de acalmar as críticas em relação ao fraco rendimento recente da equipe.

Com Neymar suspenso, o protagonismo na seleção acabou tendo que ser dividido por Willian e Douglas Costa, encarregados da criação das jogadas na equipe de Dunga, com Ricardo Oliveira como centro-avante.

A equipe porém, sofreu para se desvencilhar da forte marcação paraguaia e os rápidos pontas do Chelsea e Bayern de Munique não conseguiram desenvolver seu futebol.

Vendo que o Brasil realmente não é bicho-papão do passado, o Paraguai foi gostando do jogo e começou a criar várias chances de gols, obrigando Alisson a fazer duas grandes defesas aos 17 e 19 minutos de jogo, em cabeçada de Ortiz e chute à queima roupa, respectivamente.

De tanto tentar, o gol dos 'Guaranis' acabou saindo.

Aos 40 minutos de jogo, o Brasil perdeu a bola no meio de campo e demorou para se recompor na defesa. O Paraguai aceitou o presente e armou um rápido contra-ataque com Benítez, que cruzou para Lezcano, livre na área, acertar um forte chute, sem chance para Alisson.

- Dani Alves salva empate -No segundo tempo, os cabisbaixos jogadores do Brasil voltaram a campo com a missão de pelo menos buscar um empate e um importante pontinho na classificação, com Hulk no lugar de Fernandinho.

Não deu muito certo. Com dois minutos, o Paraguai já havia ampliado a vantagem para 2 a 0.

Na jogada do gol, o veterano Roque Santa Cruz, aos 34 anos, ganhou de três marcadores brasileiros, levou a bola para a entrada da área e encontrou Benítez sozinho, que só teve o trabalho de tirar de Alisson e partir para o abraço.

Com a boa vantagem no placar, veio também a acomodação do Paraguai, que se contentou em defender e deixar a bola nos pés da seleção brasileira. Foi um erro.

O Brasil demorou para transformar a superioridade na posse de bola (65%) em chances de gol, mas conseguiu reagir nos minutos finais da partida, primeiro aos 37 minutos com Ricardo Oliveira, que mandou para as redes um rebote do goleiro Villar em bomba de Hulk.

O gol deu ânimo à seleção, que partiu para o tudo ou nada nos minutos finais.

Aos 39, Jonas, que entrou no lugar de Ricardo Oliveira, recebeu na área, fintou o marcador e tentou finalizar, mas foi travado no momento certo pela zaga paraguaia.

Aos 40, Hulk arriscou outro míssil de fora da área, mas desta vez Villar encaixou sem rebote.

Quando tudo apontava para mais um resultado negativo para a seleção de Dunga, Daniel Alves apareceu na área paraguaia, deu um drible de corpo no marcador e chutou colocado, sem chances para Villar, salvando um pontinho importante para o Brasil.

am