Topo

Iniesta e Sergio Ramos, capitães do clássico Real-Barça

01/04/2015 08h44

Madri/Barcelone, 1 Abr 2016 (AFP) - Os experientes Andrés Iniesta e Sergio Ramos, capitães de Barcelona e Real Madrid, respectivamente, se enfrentam neste sábado no clássico do Campeonato Espanhol, um duelo que cada um disputou mais de trinta vezes na carreira.

- Ramos, um guerreiro de altos e baixos -Ao comemorar seus 30 anos na quarta-feira, Sergio Ramos foi homenageado com um pequeno vídeo, no qual pode-se ver Cristiano Ronaldo resumir o espirito competitivo do zagueiro andaluz: "É um grande capitão, que dá a cara sempre".

Ramos, que chegou ao Real Madrid em 2005, herdou a braçadeira de capitão no ano passado com a saída do emblemático goleiro Iker Casillas, hoje no Porto.

O zagueiro, quando criança, queria ser jogador de futebol ou toureiro. Seus companheiros elogiam suas qualidades guerreiras: lesionado, jogou com uma infiltração no ombro no clássico do primeiro turno, mas não conseguiu impedir a derrota por 4 a 0 para o Barça, em pleno Santiago Bernabéu.

Em seu momento mais memorável no clube 'merengue', Sergio Ramos marcou nos acréscimos o gol na final da Liga dos Campeões de 2014 que levou a partida para a prorrogação contra o Atlético de Madri (4-1), permitindo ao Real conquistar seu 10º troféu continental.

"Para mim, um capitão precisa dar o exemplo em todos os níveis", declarou o jogador no ano passado ao assinar a renovação do contrato com o Real até 2020, afirmando que o clube tem "um vestiário complicado, com culturas e costumes diferentes, mas temos que remar todos na mesma direção".

Contudo, nesta temporada, Real Madrid e Sergio Ramos viveram vários contratempos. No caso do jogador, foram as lesões: uma luxação no ombro, depois um problema na coxa e, mais recentemente, dores na lombar que impediram o zagueiro de brilhar como de costume.

Para completar, o veterano zagueiro às vezes peca por sua principal fraqueza, o nervosismo, como em meados de março, na vitória sobre o Las Palmas (2-1), quando foi expulso nos acréscimos.

Apesar de tudo, a torcida merengue espera com ansiedade a volta de seu capitão para a partida deste sábado no Camp Nou, o 32º clássico da carreira de Sergio Ramos, o que, sem dúvida, é uma má notícia para os torcedores do Barça.

- Iniesta, um mago discreto -A capitania que exerce Iniesta é menos expansiva. O experiente meia, de 31 anos, é um líder técnico e muito respeitado, apesar do comportamento discreto e da voz suave.

Os companheiros o elegeram capitão da equipe, após a saída no fim da última temporada de Xavi, que foi muitos anos foi o parceiro de Iniesta em campo e de quem herdou a braçadeira de capitão e a missão de comandar o meio de campo do Barça.

"É diferente, agora não tenho ninguém acima de mim", comentou na quarta-feira em coletiva de imprensa. "É uma responsabilidade muito bonita e especial. Vivo isso com naturalidade, sabendo que um capitão sem companheiros não é ninguém".

Indispensável por seu toque mágico na bola e sua visão de jogo, 'Don Andrés' é um pilar para o técnico do Barcelona, Luis Enrique, que não pensa duas vezes quando tem a oportunidade de dar descanso a seu veterano maestro, que também disputará a Eurocopa-2016 na França (10 de junho-10 de julho).

Graças à sensibilidade de seu técnico, o herói da Espanha campeã do mundo em 2010 parece chegar em forma para o clássico de sábado e para a reta final da temporada, apesar de um pequeno incômodo na coxa.

"Me sinto melhor", afirmou nesta quarta-feira, afirmando que "esta temporada eu estou muito bem. É uma das temporadas que mais me diverti em campo, a nível individual e coletivo".

No clássico de novembro, pelo primeiro turno do Campeonato Espanhol, Iniesta marcou um belo gol, seu único nesta temporada. O objetivo é marcar o segundo em seu 33º Real-Barça na carreira.