Topo

Nadal triunfa em Monte Carlo e confirma o retorno do 'Rei do Saibro'

17/04/2015 15h40

Monte Carlo, Principado de Mônaco, 17 Abr 2016 (AFP) - Depois de quase dois anos de vacas magras, Rafael Nadal voltou a ganhar um título expressivo neste domingo, no torneio onde começou sua trajetória vitoriosa, o Masters 1000 de Monte Carlo, onde conquistou seu nono título.

Na final, o 'Rei do Saibro' precisou lutar para impor sua majestade, ao derrotar em três sets o francês Gaël Monfils, com parciais de 7-5, 5-7, 6-0.

'Rafa' não conquistava um troféu importante desde a edição de 2014 de Roland Garros, outro grande torneio onde fez história, ao triunfar nove vezes, como em Monte Carlo.

No Principado, o espanhol conquistou seu primeiro Masters 1000, dando início a uma série incrível de oito títulos seguidos, de 2005 a 2012, antes de iniciar seu declínio.

"Foi uma semana muito importante para mim. Eu me sinto muito melhor do que no ano passado, mas era preciso confirmar essa boa forma com resultados", vibrou o campeão.

"Monte Carlo é um dos lugares mais importantes da minha carreira e trabalhei duro para conquistar esse troféu. É muito emocionante triunfar aqui depois desses momentos tão difíceis", completou.

Em janeiro, ninguém imaginava que o tenista de 29 anos iria dar a volta por cima, quando foi derrotado na estreia do Aberto da Austrália.

Em seguida, Nadal ficou de mãos abanando na sua tradicional turnê sul-americana, no saibro, sendo derrotado inclusive nas semifinais do Rio Open.

Neste domingo, com ânimo totalmente renovado, ele voltou a ser o tenista mais vitorioso da história em Masters 1000, somando 28 títulos igualando o número um do mundo Novak Djokovic, que o tinha ultrapassado há duas semanas, ao levantar o troféu em Indian Wells.

No total, a galeria de troféus de Nadal conta com 68 canecos, 48 deles apenas no saibro.

Em busca de 'La Décima'A decisão foi disputadíssima nos dois primeiros sets. O espanhol jogou em altíssimo nível desde o início, mas Monfils respondeu com garra e talento.

A queda de braço no fundo de quadra proporcionou ralis espetaculares, que levantaram o público.

Depois de perder a primeira parcial, o francês conseguiu a façanha de vencer seu primeiro set contra Nadal no saibro, mas em seguida desmoronou totalmente e levou um 'pneu'.

Monfils, que tem 29 anos, como Nadal, amarga o terceiro vice-campeonato em Masters 1000, depois de perder em casa duas finais seguidas em Paris, em 2009 e 2010.

"Só tenho que reconhecer que o cara é mais forte", reagiu o parisiense, que foi menos eficiente do que de costume no saque, provavelmente por causa da chuva que caiu no Principado pela manhã, que deixou o saibro mais pesado.

Nadal terá a oportunidade de confirmar que realmente está de volta nos próximos grandes torneios, em Roma e Madri, antes de encarar o grande desafio da sua temporada: a luta pelo décimo título em Roland Garros, que coroaria com chave de ouro sua imensa carreira.

Torcedor fanático do Real Madrid, que esperou 12 anos para conquistar 'La Décima' na Liga dos Campeões, o espanhol espera demorar menos para conseguir o feito no saibro parisiense.