Topo

Euro-2016 terá tecnologia de linha do gol 'Hawk-Eye'

19/04/2015 14h26

Paris, 19 Abr 2016 (AFP) - A Uefa escolheu a tecnologia de linha de gol desenvolvida pela empresa Hawk-Eye (Olho de Falcão) para equipar os dez estádios da Euro-2016 na França (10 de junho-10 de julho), anunciou nesta terça-feira a entidade europeia.

A Uefa autorizou em janeiro o uso da GLT (sigla em inglês para tecnologia de linha de gol) na Euro-2016. A GLT foi introduzida no futebol em 2012 pela Fifa e usada na Copa do Mundo do Brasil-2014. Campeonatos nacionais como o Alemão, Inglês, Francês e Italiano já utilizam a tecnologia.

A GLT permite, graças ao uso de diversas câmeras, verificar se a bola cruzou ou não a linha do gol e ajudará o árbitro da partida a tomar decisões importantes, assim como a presença de assistentes atrás dos gols.

"A GLT e os árbitros atrás dos gols se complementam perfeitamente", afirmou Pierluigi Collina, chefe dos árbitros da Uefa.

A tecnologia 'Hawk-Eye' também será utilizada na próxima edição da Supercopa da Europa, entre os vencedores da Liga Europa e da Liga dos Campeões, e na próxima temporada da Champions.