Topo

Corinthians joga mal, perde para Guaraní e se complica na Libertadores

06/05/2015 22h15

Asunción, 7 Mai 2015 (AFP) - Irreconhecível, o Corinthians foi dominado e derrotado por 2 a 0 pelo Guaraní no Paraguai, nesta quarta-feira, na partida de ida das oitavas de final da Copa Libertadores, e dificultou seu objetivo de avançar às quartas da competição continental.

Os gols do time paraguaio foram marcados no segundo tempo. Federico Santander abriu o placar aos 14 minutos em cobrança de falta que Cássio não conseguiu segurar e, aos 36, Alberto Contrera fechou a conta, finalizando com categoria um rápido contra-ataque.

Com a vitória, o Guaraní abriu grande vantagem para a partida de volta, na próxima quarta-feira na Arena Corinthians. O time paraguaio poderá perder por um gol de diferença e se classificar às quartas.

Já o Corinthians terá missão bem mais difícil. Caso devolva o placar, o Timão levará a decisão para os pênaltis. Se perder por 3 a 1, a classificação ficará com os paraguaios, pelo critério de gols fora de casa.



Domínio paraguaioDepois de fazer grande primeira fase, na qual ficou em primeiro lugar num grupo que contava também com o São Paulo e o atual campeão, San Lorenzo, da Argentina, o Corinthians viajou a Assunção para tentar repetir as recentes boas atuações e, quem sabe, voltar ao Brasil mais perto da classificação.

Para isso, o time do técnico Tite contou com a volta de seu melhor jogador na temporada, o atacante peruano Paolo Guererro, ausente por um mês depois de ser diagnosticado com dengue.

No meio, nenhuma surpresa. Renato Augusto e Jádson ficaram responsáveis pela armação das jogadas, com Ralf e Elias ajudando na marcação e na saída de bola.

O que se viu em campo, porém, foi um time aparentemente cansado, apesar de ter tido 12 dias de descanso, e desmotivado.

Em Assunção, o Corinthians encontrou muita dificuldade para desenvolver o jogo, contra um Guaraní que mostrou mais iniciativa, mas pecou na pontaria no primeiro tempo, o que resultou numa partida sofrível para o espectador.

A melhor chance da primeira etapa aconteceu somente aos 42 minutos de jogo. Benítez recebeu nas costas da zaga paulista e ficou cara a cara com o goleiro Cássio, mas demorou para chutar, dando tempo para Gil se recuperar e tirar a bola em cima da linha.



Incrível Hulk mostra forçaApesar do jogo fraco, os técnicos resolveram não mexer nas equipes no intervalo. O segundo tempo, porém, começou bem mais emocionante que a primeira etapa.

Com um minuto de jogo, Palau cruzou na área, Cássio saiu mal e Santander, artilheiro do time paraguaio, apareceu livre para cabecear para o gol vazio, mas mandou para fora.

Dez minutos depois, Santander, válvula de escape do Guaraní, foi lançado, ganhou no corpo de Felipe dentro da área e soltou a bomba. A bola passou por cima do gol do Timão.

O gol paraguaio vinha se desenhando e virou realidade aos 14. Santander, sempre ele, cobrou falta despretensiosa de longe, Cássio não conseguiu segurar e a bola cruzou a linha antes do goleiro brasileiro se recuperar no lance.

O gol foi o sexto na Libertadores de Santander, carinhosamente chamado de 'Incrível Hulk' pela torcida do Guaraní, que se aproximou na artilharia da competição dos argentinos Guido Carrillo, do Estudiantes, e Gustavo Bou, do Racing, ambos com sete gols.

Irreconhecível, principalmente pelos seguidos erros defensivos da zaga, o Corinthians sequer conseguiu reagir, continuou sofrendo com a movimentação do ataque paraguaio e levou o tiro de misericórdia.

Aos 36, Contrera partiu em velocidade, ganhou de Felipe na entrada da área e acertou um belo chute colocado de canhota. Na comemoração, o atacante se mostrou muito emocionado, sabendo que ajudou o Guaraní, um dos azarões das oitavas, a colocar um pé na próxima fase.