Topo

Blatter "confiante" para a eleição presidencial da Fifa

26/05/2015 14h34

Zurique, Suíça, 26 Mai 2015 (AFP) - O suíço Joseph Blatter, que busca aos 79 anos seu quinto mandato à frente da Fifa, esbanjou confiança nesta terça-feira em Zurique, a quatro dias da eleição presidencial, que acontecerá durante o congresso da entidade.

"Estou confiante", disse apenas o presidente aos jornalistas, antes de fazer um discurso, de portões fechados, diante dos membros da Concacaf (América do Norte, América Central e Caribe), que somam 35 dos 209 votos da eleição de sábado.

É de praxe que o presidente da Fifa faça um discurso antes das reuniões das seis confederações que compõem a entidade, nos dias anteriores ao congresso, que começa oficialmente na quinta-feira.

A Conmebol (América do Sul) se reúne quarta-feira e a Uefa (Europa) na quinta.

No cargo desde 1998, Blatter é o grande favorito à reeleição, diante do Príncipe jordaniano Ali Bin Al Hussein, de 39 anos, único candidato de oposição que sobrou, depois da desistência do ex-craque português Luis Figo e de Michael Van Praag, presidente da federação holandesa.

Perguntado sobre as críticas de Figo sobre a eleição, o suíço preferiu colocar panos quentes na polêmica.

"Luis Figo é um homem livre, pode falar o que quiser", afirmou o cartola.

Na última quinta-feira o ex-jogador de Real Madrid e Barcelona não escondeu sua frustração ao desistir da disputa.

"O processo eleitoral da Fifa é tudo, menos uma eleição. Este processo é um plebiscito de entrega de poder absoluto a um só homem, algo que não posso aceitar", disparou o português de 42 anos.

- Ali: 'Sou a mudança' -O Príncipe Ali também marcou presença na reunião, e ambos fizeram pequenos discursos.

Uma fonte próxima da Concacaf informou à AFP que Blatter disse à plateia "sou o presidente de vocês".

De acordo com a mesma fonte, Ali deixou claro que "sempre está aberto para a discussão", antes de afirmar: "sou a mudança".

Os dois saíram da sala a poucos minutos de intervalo, sem fazer declarações.

Mesmo tendo o apoio do francês Michel Platini, presidente da Uefa, o que lhe garante boa parte dos 53 votos das federações europeias, o jordaniano tem chances remotas de ser eleito.

Blatter é o grande favorito, contando com fortes apoios até nas terras de Ali. O presidente da Confederação Asiática (AFC), o xeque Salman bin Ebrahim al Khalifa, do Bahrein, nunca escondeu sua preferência pelo suíço.

Além de ser longe de ter unanimidade no seu próprio continente, a Ásia (46 votos), Ali não pode ter muitas esperanças do lado da África (54), que sempre mostrou-se fiel a Blatter. A Conmebol (14) e a Concacaf (33) também costumam apoiar o suíço.