Topo

Presidente do COI cobra transparência da Fifa

28/05/2015 13h56

Zurique, Suíça, 28 Mai 2015 (AFP) - O presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, pediu para que a Fifa "esclareça as acusações de corrupção" nesta quinta-feira, na abertura do congresso da entidade que rege o futebol mundial, que está mergulhada num dos maiores escândalos da sua história.

Bach, que fez um breve discurso depois do presidente da Fifa, Joseph Blatter, lembrou que sua própria organização está fazendo várias reformas para uma maior transparência, através da Agenda 2020, que tem entre suas prioridades "a tolerância zero contra a corrupção".

O presidente do COI ressaltou que a Fifa está passando por "momentos difíceis, mas importantes".

"Sabemos que esta luta contra a corrupção é um desafio, mas sabemos também que não existe outra forma de garantir a credibilidade. Incentivamos vocês a continuar colaborando com as autoridades competentes, para esclarecer todas as acusações e tomar as medidas necessárias", enfatizou.

"Todos os fãs de futebol estão acompanhando esse congresso com muita atenção e sou um deles", completou.

Um verdadeiro terremoto sacudiu o futebol mundial na quarta-feira, com a detenção de sete altos dirigentes da Fifa, entre eles o brasileiro José Maria Marin, ex-presidente da CBF.

O escândalo estourou a dois dias da eleição presidencial da Fifa, marcada para esta sexta-feira. Apesar das polêmicas, Blatter é o grande favorito para buscar um quinto mandato, contra o príncipe jordaniano Ali bin al-Hussein.