Topo

América do Sul mantém 4,5 vagas na Copa do Mundo

29/05/2015 21h03

Zurique, Suíça, 30 Mai 2015 (AFP) - O presidente da Conmebol, o paraguaio Juan Ángel Napout, confirmou nesta sexta-feira que a América do Sul continuará tendo direito a 4,5 vagas nas próximas Copas do Mundo, em declarações instantes depois da reeleição de Joseph Blatter à presidência da Fifa.

"Amanhã (sábado) é a reunião do Comitê Executivo, mas a decisão já está tomada", declarou a jornalistas em Zurique um sorridente Napout, que afirmou que o trabalho da Conmebol havia dado frutos e que o quinto colocado das eliminatórias sul-americanas continuará jogando uma repescagem por uma vaga na Copa do Mundo.

"A decisão está tomada. O Comitê Executivo está aí, mas temos a palavra de todos que na Copa ninguém toca, que é o que todos queríamos. Não queríamos tirar nada de ninguém, só jogar", continuou.

Napout insistiu ter a palavra do presidente Blatter, mas também de outros integrantes do Comitê Executivo.

"Não é só a palavra de Blatter, é de Blatter e de todos que podem votar", garantiu.

Sem conseguir esconder a satisfação, Napout brincou em relação às 4,5 vagas do continente na Copa do Mundo: "Eu não chamou isso de meia vaga, chamo de 180 minutos. São quatro vagas e 180 minutos", referindo-se à duração das duas partidas da repescagem, que costumam ser disputada contra uma seleção da Confederação Asiática.

Neste sábado, será realizada a reunião extraordinária do Comitê Executivo, que oficializará o mantimento do atual sistema de divisão de vagas para a Copa do Mundo.

"Nós, agora, estamos comemorando. Viemos fazer um trabalho em relação a algo que nos afeta muito. Somos apenas dez países, somo um continente pequeno, mas um continente maravilhoso e um continente de futebol", celebrou.

"Neste momento, quero aproveitar e agradecer a todo o futebol sul-americano, porque isso é muito importante para nós. Simplesmente considero que a decisão tomada hoje é uma decisão que permite jogar futebol", concluiu Napout.

No 65º Congresso da Fifa, Napout foi anunciado oficialmente como um dos novos vice-presidentes da Entidade.

Presidentes de Federações nacionais dos países sul-americanos também comemoraram o feito.

"O presidente (da Conmebol) falou com a gente que está muito feliz. É claro que isso era uma preocupação que tínhamos", admitiu o presidente da Federação Peruana, Edwin Oviedo.

O mandatário da Federação Equatoriana, Luis Chiriboga, também aplaudiu a manutenção da vaga na repescagem.

"Para todos os países é muito importante, para os dez países. As eliminatórias sul-americanas são supercompetitivas, muito difíceis e manter a vaga é fundamental para todos", declarou.