Topo

Blatter diz que 'acusados são indivíduos, não o conjunto da organização'

Da AFP

Em Zurique (Suíça)

29/05/2015 06h23

"Os acusados, se ficar demonstrado que são culpados, são indivíduos, não o conjunto da organização", declarou nesta sexta-feira Joseph Blatter, presidente da Fifa, que busca seu quinto mandato, quando sua instância está em pleno escândalo de corrupção.

"Os acontecimentos desta semana (as detenções por supostos casos de corrupção de membros da Fifa) desenharam uma sombra. Vamos tentar apagar esta sombra, não podemos admitir que a reputação da Fifa seja arrastada para a lama", acrescentou Blatter, de 79 anos, presidente desde 1998, antes de concluir: "vamos cerrar fileiras para ir adiante".

"Os indivíduos (envolvidos no escândalo) perderam de vista que o futebol se baseia na disciplina e no jogo limpo, e que é um esporte de equipe no qual todos devem ir na mesma direção", ressaltou, antes de admitir que aceita sua quota de responsabilidade como presidente da organização.

"Mas não podemos controlar a todo momento todos os que estão no futebol. Somos 209 federações nacionais em seis confederações, mas o futebol é composto por mais de 300 milhões de pessoas ativas no futebol e 1,6 bilhão se contarmos seus familiares e amigos", acrescentou.

"As Comissões da Fifa não podem controlar 300 milhões. Em nenhum país um único tribunal pode controlar tudo. É preciso entender isso e fazer isso ser entendido", insistiu.