Topo

Blatter insinua que sedes de 2018 e 2022 influenciaram clima anti-Fifa

29/05/2015 07h50

Zurique, Suíça, 29 Mai 2015 (AFP) - Joseph Blatter, presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), estimou nesta sexta-feira que o clima hostil contra sua organização poderia não estar ocorrendo se os Mundiais de 2018 e 2022 tivessem sido atribuídos a outros países que não fossem Rússia e Catar.

"Se no dia 2 de dezembro de 2010 outros dois países tivessem sido designados organizadores dos Mundiais de 2018 (Rússia) e 2022 (Catar), acredito que não estaríamos assim", explicou Blatter, insinuando que as designações destas Copas do Mundo provocaram a irritação da Inglaterra, que queria sediar a competição em 2018, e dos Estados Unidos, frustrados por não terem conseguido a sede de 2022.

A operação que levou à detenção de sete autoridades da Fifa em um hotel de luxo de Zurique foi orquestrada pela justiça americana.

A Inglaterra, através de seus responsáveis políticos, sua Federação de futebol e a imprensa, mostrou ser uma fervorosa opositora a Blatter, de 79 anos, que aspira nesta sexta-feira ser reeleito para um quinto mandato, em uma disputa na qual tem como adversário o príncipe jordaniano Ali Bin al Hussein, de 39 anos.

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, e seu ministro da Cultura e Esportes, John Whittingdale, apoiaram na quinta-feira no Parlamento a posição da Federação Inglesa (FA), pedindo a substituição de Blatter à frente da Fifa.