Topo

Duas manifestantes pró-Palestina interrompem discurso de Blatter

Da AFP

Em Zurique (Suíça)

29/05/2015 06h39

Duas mulheres que protestavam a favor dos palestinos interromperam nesta sexta-feira um discurso do presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter, no início da sessão do Congresso eletivo, mas foram rapidamente expulsas da sala.

As duas manifestantes seguraram por alguns segundos uma bandeira palestina e mostraram um cartão vermelho em direção ao palco onde estavam Blatter e os demais integrantes de alto escalão da organização, ao mesmo tempo em que lançavam slogans a favor de que o Congresso suspenda a Federação Israelense de Futebol, como solicitou a Federação Palestina mediante um pedido que será submetido a uma votação.

Em seu discurso, Blatter pediu união no combate à corrupção. “Os eventos na quarta-feira desencadearam uma tempestade e houve mesmo questionamentos se o congresso aconteceria ou se a agenda seria alterada. Hoje, apelo pela união e espírito de equipe. Não será fácil, mas esta é a razão pela qual estamos aqui hoje. Estamos aqui para resolver [os problemas]. Isso pode não acontecer em um dia, mas estamos começando”,afirmou o presidente da Fifa.

"Os indivíduos (envolvidos no escândalo) perderam de vista que o futebol se baseia na disciplina e no jogo limpo, e que é um esporte de equipe no qual todos devem ir na mesma direção", ressaltou, antes de admitir que aceita sua quota de responsabilidade como presidente da organização.

"Mas não podemos controlar a todo momento todos os que estão no futebol. Somos 209 federações nacionais em seis confederações, mas o futebol é composto por mais de 300 milhões de pessoas ativas no futebol e 1,6 bilhão se contarmos seus familiares e amigos", acrescentou.