Topo

Blatter diz que foi afetado pelo escândalo da Fifa

30/05/2015 09h24

Zurique, Suíça, 30 Mai 2015 (AFP) - "Fui afetado pelos ataques" recebidos após o escândalo de corrupção na Fifa nesta semana, declarou Joseph Blatter neste sábado, um dia após sua reeleição para um quinto mandato à frente da instância suprema do futebol mundial.

Na coletiva de imprensa organizada após a reunião do comitê executivo da Fifa, Blatter, de 79 anos, estimou que continua sendo "o homem da situação" e pediu "unidade e solidariedade" para avançar.

"A tempestade segue presente, pode ser que esteja menos forte, e não é mais um furacão", mas "os efeitos ainda estão aqui", estimou o suíço.

Blatter também se mostrou surpreso pelo fato de "três jornalistas americanos já estarem lá" (no hotel) quando a polícia chegou na quarta-feira "às cinco ou seis da manhã" para realizar as detenções de autoridades do futebol.

Pouco antes, em uma entrevista à rede de televisão suíça RTS, o presidente da Fifa mostrou-se chocado com as acusações da justiça americana e insinuou que a operação teria relação com o fato de os Estados Unidos não terem sido escolhidos para organizar o Mundial-2022, finalmente atribuído ao Catar.

pgr-dr/psr/ma