Topo

Conmebol e Concacaf conservam suas vagas nos Mundiais de 2018 e 2022

30/05/2015 08h29

Zurique, Suíça, 30 Mai 2015 (AFP) - O presidente da Federação Internacional de Futebol (Fifa), Joseph Blatter, confirmou oficialmente que o Comitê Executivo da organização decidiu em sua reunião deste sábado manter a divisão de vagas por continente para os Mundiais de 2018 e 2022.

A Confederação Sul-Americana (Conmebol), que temia perder meia vaga, mantém, portanto, os quatro classificados diretos e a possibilidade de mais um através da repescagem, enquanto a Confederação da América do Norte, Central e Caribe (Concacaf), que queria garantir quatro vagas diretas, ficará com 3,5, três classificados diretos e outro possível mediante repescagem.

"Decidimos que as vagas por confederação para 2018 e 2022 vão se manter sem mudanças em sua divisão e distribuição", limitou-se a explicar Blatter em uma coletiva de imprensa na sede da Fifa em Zurique.

Além das 4,5 vagas da Conmebol e das 3,5 da Concacaf, são mantidas as 13 vagas que correspondem à Europa, as 5 da África, as 4,5 da Ásia e a 0,5 (classificação em uma repescagem) da Oceania, além da vaga que corresponde ao país anfitrião, Rússia no caso de 2018 e Catar em 2022.

A Europa conseguiu cumprir, portanto, seu objetivo de contar com 14 equipes no Mundial-2018, a local Rússia e outras 13 que buscarão sua passagem nas eliminatórias, cujo sorteio será realizado no fim de julho em São Petersburgo.

A notícia de que não irão ocorrer mudanças na distribuição das vagas por continente já havia sido insinuada no Congresso da Fifa na sexta-feira, quando Blatter, após sua reeleição, disse que o Mundial é "a joia da organização" e que "não deve ser tocado", embora sem se referir diretamente à questão das vagas por confederações.