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Patrocinadoras da Fifa, Coca e Adidas comemoram renúncia de Joseph Blatter

Da AFP, em Washington

02/06/2015 17h58

Quatro importantes patrocinadoras da Fifa, a Adidas, Budweiser, Coca-Cola e Visa divulgaram nota oficial sobre a renúncia de Joseph Blatter.

No comunicado, divulgado no fim da tarde dessa terça-feira, a Coca afirma que a queda do dirigente é um fato positivo para o futebol e espera que a renúncia possa transformar entidade máxima do futebol numa instituição alinhada com o século XXI.

“Nós respeitamos a decisão do Sr. Blatter. O anúncio de hoje é um passo positivo para o bem do esporte, futebol e seus fãs . Nossa expectativa é que a FIFA vai continuar a agir com urgência para tomar ações concretas para atender plenamente todas as questões que foram levantadas e reconquistar a confiança de todos os que amam o esporte do futebol. Acreditamos que esta decisão vai ajudar FIFA transformar-se rapidamente em uma necessária instituição com estrutura do século 21”, diz a nota oficial da Coca-Cola.

A Coca-Cola é uma das muitas companhias que pagam estimados 30 milhões de dólares anuais à Fifa para ser um parceiro oficial da entidade, o que dá direito a anunciar os produtos da empresa em jogos de futebol e outros eventos.

A Adidas, outra gigante que patrocina a Fifa, também divulgou comunicado oficial nessa terça-feira em que afirma que vê com bons olhos "o comprometimento com a mudança" na entidade com a saída de Blatter.

"O grupo Adidas está comprometido em criar uma cultura que promove os mais altos padrões de ética e complacência", declarou em nota a empresa.

"As notícias de hoje marcam um passo certo no caminho da Fifa rumo a estabelecer e seguir uma política de transparência em tudo que faz”, acrescentou.

Assim como Adidas e Coca-Cola, a Budweiser se pronunciou depois da renúncia de Blatter e afirmou que espera mudanças na entidade máxima do futebol.

“Esperamos que o anúncio de hoje acelere os esforços da Fifa para resolver seus problemas internos, instalar uma positiva mudança e aderir aos mais altos padrões éticos e de transparência. Estamos ansiosos para que a beleza do jogo retome o centro do palco para os fãs ao redor do mundo”.

Depois de ameaçar deixar de ser patrocinadora da Fifa, a Visa emitiu um comunicado se dizendo ansiosa pelas mudanças prometidas na entidade.

“Sentimo-nos encorajados pelo reconhecimento da Fifa de que uma reforma extensa e fundamental é necessária, como refletido pelo anúncio de que o presidente Blatter está renunciando e que a Fifa será submetido a uma ‘profunda revisão’. Este é um significativo primeiro passo para reconstruir a confiança pública, mas há mais trabalho pela frente”.

“Transparência, integridade e fair-play precisam ser a imagem da nova administração e a Visa está pronta para trabalhar com a Fifa em relação a estes princípios. Repetimos, no entanto, que é nossa expectativa que a Fifa tome medidas rápidas e imediatas no sentido de reconstruir uma cultura com práticas fortes e éticas que restaurarão a reputação do jogo para os fãs ao redor do mundo. Estamos ansiosos para entender a natureza e o alcance das citadas reformas em um futuro próximo”.

Outras gigantes do mercado mundial como Hyundai e McDonald's também fazem parte do grupo de parceiros oficiais da Fifa. Muitos patrocinadores criticaram a entidade nos últimos dois anos em relação à falta de transparência e às denúncias de suborno que envolvem à entidade que rege o futebol no mundo.