Topo

Ivanovic e Safarova avançam à semi em Roland Garros

02/06/2015 13h34

Paris, 2 Jun 2015 (AFP) - A sérvia Ana Ivanovic, número um do mundo, e a tcheca Lucie Safarova (13ª), algoz de Maria Sharapova, avançaram nesta terça-feira às semifinais de Roland Garros e se enfrentarão, na quinta-feira, por uma vaga na decisão.

Campeã em 2008, Ivanovic atropelou a ucraniana Elina Svitolina (21ª) por 6-3 e 6-2. A tenista de 27 anos não alcançava a semi de um Grand Slam há sete anos, justamente quando foi campeã em Paris.

"Não sei se tenho que me sentir velha ou feliz", brincou a sérvia, referindo ao fim do longo jejum.

"Foi um jogo muito complicado. Havia muito vento e a bola estava dançando para tudo quanto é lado, então precisei manter a calma e me movimentar mais em quadra", completou.

Já Safarova precisou batalhar um pouco mais para superar a espanhola Garbine Muguruza, 20ª do ranking, em dois sets apertados, por 7-6 (7/3) e 6-3, garantindo a vaga nas semifinais de Roland Garros pela primeira vez em sua carreira.

A tcheca de 28 anos já havia chegado a esta fase de competição em Wimbledon, no ano passado. Nas duplas, se sagrou campeã da última edição do Aberto da Austrália, em janeiro deste ano, ao lado da americana Bethanie Mattek-Sands.

Safarova é a única que ainda não perdeu um set sequer desde o início do torneio. Com a grande campanha em Paris, tem certeza de alcançar o top-10 do rankinhg da WTA pela primeira vez da sua carreira. "É incrível estar nas semifinais, estou sem palavras", vibrou a tcheca.

- 'Schweini' na torcida -Primeira a se classificar, Ivanovic teve um incentivo extra: a presença na arquibancada do namorado Bastian Schweinsteiger, jogador do Bayern de Munique e campeão mundial com a seleção alemã no Brasil.

A sérvia era a grande favorita do seu duelo com Svitolina, que venceu sete vezes em sete confrontos, deixando escapar apenas um set.

A jovem ucraniana de 20 anos disputava pela primeira vez um duelo de quartas de final de Grand Slam, e não foi páreo para a ex-líder do ranking.

Ivanovic conseguiu quebras no início de cada set e conseguiu impor sua potência, impedindo qualquer reação da adversária ao acertar 37 'winners', contra apenas oito da ucraniana.

Depois do título em Roland Garros, a sérvia conseguiu se manter 12 semanas no topo, mas desmoronou totalmente depois da sua grande temporada de 2008.

A volta por cima começou no ano passado, com títulos em Auckland, Monterrey, Birmingham e Tóquio que a levaram de volta ao top-5 e ao Masters feminino, torneio que reúne as oito melhores do planeta no final da temporada, que ela não disputava há sete anos.

"Vencer desta forma na quadra central de Roland Garros significa muito para mim. Foi uma longa jornada, com muito trabalho, para voltar a jogar neste nível. Há sete anos, eu era mais inexperiente, e tinha a impressão que tudo era possível. Agora, sou mais madura, e sei exatamente o que eu quero e do que preciso", analisou.

- Backhand espetacular -O duelo entre Safarova e Muguruza foi bem mais disputado, com pontos de alto nível apesar do forte vento que castigava a quadra Suzanne Lenglen. O primeiro set só foi decidido no tie-break, após a espanhola salvar quatro 'break points' no sétimo game, que durou dez minutos.

No tie-break, a tcheca conseguiu abrir logo uma vantagem de 3-1, com um grande golpe de backhand na paralela, depois de um rali espetacular com nada menos de 26 trocas de bola.

No embalo, Safarova abriu uma vantagem de 2-0 no segundo set, deixou a espanhola empatar, mas conseguiu mais uma quebra no sexto game (4-2) e manteve a vantagem para fechar o jogo com outro grande backhand.

Depois de surpreender a todos ao eliminar Serena Williams na segunda rodada do ano passado, Mugurza, de 21 anos, voltou a mostrar, apesar da derrota, que tem um belo futuro pela frente.



--Simples feminino (Quartas de final):

Ana Ivanovic (SRV/N.7) x Elina Svitolina (UCR/N.19) 6-3, 6-2

Lucie Safarova (RTC/13) x Garbine Muguruza (ESP/21) 7-6 (7/3), 6-3.