Topo

Pelé quer 'gente honesta' na Fifa após renúncia de Blatter

03/06/2015 09h08

Havana, 3 Jun 2015 (AFP) - Pelé pediu nesta terça-feira "gente honesta" para limpar o futebol mundial, após o terremoto provocado pela súbita renúncia do recém-reeleito presidente da Fifa, o suíço Joseph Blatter.

Ao falar com a imprensa durante a partida amistosa entre o Cosmos de Nova York e a seleção cubana, em Havana, o rei do futebol disse que a Fifa precisa mudar após os escândalos de corrupção que abalaram a instituição.

Pelé, que havia apoiado Blatter logo após sua reeleição, na sexta-feira, destacou que o escândalo abala todo o futebol mundial.

"Todo mundo pergunta por Sepp Blatter (...) e todos estão surpresos, mas não com Blatter e sim com a Fifa". "Disse antes que ele foi presidente por 20 anos e, lamentavelmente, o que ocorreu afeta todo o mundo".

"Minha posição é a de um jogador, quero ver um futebol que una as pessoas e pare as guerras. Esta é a minha posição. O que aconteceu com corrupção não é meu problema".

A Fifa enfrenta agora um período crítico, enquanto busca limpar sua imagem, destacou Pelé.

"Penso que tudo muda na vida. O futebol muda, a vida muda. O mais importante é ter gente honesta. Para organizar qualquer coisa você precisa de gente boa".

O rei do futebol assistiu em Havana a histórica partida de sua antiga equipe contra a seleção cubana, na primeira visita à Ilha de um time profissional americano em 16 anos. O Cosmos venceu por 4 a 1.