Topo

Com um a mais, Chile vence Peru e chega à final da Copa América

29/06/2015 22h54

Santiago, 30 Jun 2015 (AFP) - O Chile ficou a uma vitória de conquistar em casa o primeiro título da sua história na Copa América ao derrotar por 2 a 1 na semifinal uma valente seleção peruana, que deu muito trabalho apesar de jogar quase toda a partida com um a menos.

No estádio Nacional de Santiago, os dois gols da classificação chilena foram marcados pelo atacante Eduardo Vargas, que defendeu o Grêmio com pouco sucesso em 2013.

Vargas abriu o placar aos 41 minutos de jogo, Gary Medel marcou contra o gol de empate dos peruanos aos 15 da etapa final, mas o ex-gremista deu a vitória à 'Roja' aos 18, com um lindo chute de fora da área, isolando-se na artilharia do torneio, com quatro gols marcados.

"Estou muito feliz porque conseguimos avançar para a final. Treino bastante chutes de média distância, e isso me deu confiança", comemorou Vargas.

O Chile, que amargou o vice-campeonato em 1955, 1956, 1979 e 1987, disputará sua quinta final de Copa América em busca do título inédito, contra o vencedor do duelo entre Argentina e Paraguai, que se enfrentam nesta terça-feira, em Concepción.

O 'clássico do Pacífico' proporcionou a melhor partida do torneio, com emoção até o fim, e uma atuação heroica do Peru apesar da derrota.

Os peruanos fizeram um ótimo início de partida, com grande atuação de Paolo Guerrero, mas foram prejudicados pela expulsão do zagueiro Christian Zambrano aos 19 minutos de jogo.

Os comandados de Ricardo Gareca lutaram até o fim apesar da inferioridade numérica, chegaram ao empate, mas não conseguiram resistir à pressão chilena.



- Gol polêmico -Na ausência de Jara, suspenso pela polêmica 'dedada' no uruguaio Cavani nas quartas de final, o técnico Jorge Sampaoli escalou Miiko Albornoz para formar a dupla de zaga com Medel.

Como era de se esperar, o Chile impôs logo seu toque de bola e criou a primeira chance clara com três minutos de jogo. Albornoz deu ótimo lançamento na direção de Vargas, que chegou com muito perigo na área peruana, mas foi travado na hora do chute.

Apesar do domínio chileno, o Peru não abriu mão do ataque, apostando num jogo mais direto, com Guerrero infernizando a zaga adversária, deixando de lado o papel de centroavante clássico para cair pelas pontas.

Aos 8, o novo atacante do Flamengo recebeu na esquerda e cruzou na medida para Farfán, que cabeceou na trave, dando um grande susto à torcida local.

Aos 16, Guerrero fez mais uma boa jogada pelo esquerda e rolou para Lobatón, que soltou a bomba de fora da área, raspando a trave de Cláudio Bravo.

Foi justamente no momento em que a seleção peruana estava melhor em campo que um lance mudou a cara da partida. Aos 19, Zambrano deu um chutão para afastar uma bola, mas acabou acertando as costas de Aránguiz.

O zagueiro, que tinha levado um cartão amarelo no início do jogo, foi expulso pelo árbitro, deixando a tarefa dos peruanos bem mais complicada.

A saída de Zambrano obrigou Gareca a tirar o talentoso meia Christian Cueva para colocar em campo o zagueiro Ramos.

O Chile quase aproveitou a superioridade numérica aos 33, quando Vargas recebeu livre na pequena área, mas chutou em cima do lateral Advíncula.

O gol acabou saindo aos 41. Sánchez fez boa jogada pela esquerda e cruzou na direção de Aranguíz. O volante do Inter deixou passar, a bola bateu na trave, mas o ex-gremista Vargas apareceu no rebote para abrir o marcador.

O atacante estava pouco à frente do último zagueiro na hora do chute de Sánchez, mas o árbitro não marcou impedimento.



- Pintura de Vargas -O Chile continuou pressionando no intervalo, mas quase foi surpreendido aos 9 do segundo tempo, em mais uma cabeçada de Farfán.

O Peru continuou acreditando e foi recompensado aos 15. Guerrero, sempre ele, abriu na direita para Avíncula, que cruzou para a área e viu Medel mandar a bola para as próprias redes, sob a pressão de Carillo.

A euforia dos peruanos durou apenas três minutos. Guerrero, que vinha sendo impecável na partida, se atrapalhou na saída de bola e deixou Valdivia puxar o contra-ataque.

O Mago lançou Vargas, que acertou um míssil da entrada da área para marcar um golaço, dando a vitória ao Chile e assumindo a artilharia da Copa América, com quatro gols, um a mais que Arturo Vidal e Paolo Guerrero.

Vidal quase se igualou ao companheiro nos acréscimos, mas o goleiro Gallese impediu o terceiro gol chileno.

Nada que estragasse a grande festa dos 45.000 torcedores que lotaram o estádio Nacional, que estão cada vez mais perto de soltar o grito de campeão há tanto tempo entalado na garganta.