Topo

Danny Blind é o novo técnico da Holanda

01/07/2015 13h30

Haia, 1 Jul 2015 (AFP) - Como era esperado, a Federação Holandesa de Futebol confirmou nesta quarta-feira a promoção do auxiliar Danny Blind para o posto de técnico principal da seleção do país, no lugar de Guus Hiddink, demitido na segunda-feira.

O ex-zagueiro de 53 anos vai assumir o cargo oficialmente no dia 1º de agosto, informou a KNVB num comunicado.

O contrato vai até o dia 1º de agosto de 2018, depois da Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

"Com a comissão e os jogadores, vamos trabalhar duro para nos classificar para a Eurocopa no ano que vem. Meu único objetivo é participar da Euro", afirmou o treinador, citado no comunicado.

Hiddink foi demitido por conta do péssimo início de campanha nas eliminatórias do torneio continental.

A 'Laranja Mecânica' ocupa a terceira posição do grupo A, atrás da Islândia e da República Tcheca, e teve um início de campanha desastroso, com duas derrotas nas primeiras três rodadas.

Blind já era auxiliar do predecessor de Hiddink, Louis Van Gaal, que levou a Holanda ao terceiro lugar da Copa do Mundo no Brasil, e é hoje o técnico do Manchester United.

Desde que integrou a comissão técnica da seleção, em 2012, ele trabalha com o próprio filho, Daley, de 25 anos, que joga agora com Van Gaal no United e é uma das peças chave da 'Oranje'.

Como jogador, Danny Blind jogou 13 temporadas no Ajax de 1986 a 1999, conquistando cinco títulos nacionais e a Liga dos Campeões em 1995. Sua única experiência como treinador de um clube também foi no time de Amsterdã, que comandou apenas uma temporada (2005-2006).

A imprensa holandesa criticou a falta de experiência de Blind, que, inicialmente, deveria ter continuado como auxiliar até a Eurocopa, antes de possivelmente se tornar o técnico principal.