Topo

Capitã espanhola da Copa Davis é demitida sem poder ter atuado

03/07/2015 17h19

Madri, 3 Jul 2015 (AFP) - Primeira mulher da história a ser designada capitã de uma equipe de Copa Davis, torneio masculino de seleções nacionais de tênis, Gala León foi demitida antes mesmo de ter a oportunidade de participar da competição, anunciou nesta sexta-feira a federação espanhola (RFET).

O anúncio foi feito justamente no dia depois de Fernando Fernández-Ladreda Aguirre assumir a presidência da RFET.

"A decisão foi adotada depois de uma reflexão sobre a conveniência da continuidade de Gala León à frente da direção esportiva e da capitania da equipe espanhola, no âmbito do confronto contra a Rússia, com o objetivo de buscar o melhor resultado possível", justificou a federação num comunicado.

Gala León, de 40 anos, foi nomeada no lugar de Carlos Moya, em setembro, depois da Espanha ser rebaixado da elite do tênis mundial, ao ser derrotada por 3 a 1 pelo Brasil na repescagem.

O anúncio de uma mulher para comandar a equipe masculina gerou muitas críticas no país, inclusive da parte do maior ídolo nacional, Rafael Nadal, que alegou que ela não cumpria os requisitos para o cargo.

O tio do 'Rei do Saibro', Toni Nadal, chegou até a dizer que "não é normal ter uma mulher" no vestiário.

A própria Gala mostrou-se inconformada com o "debate sexista" e se manteve determinada a continuar na função, contando com o respaldo do então presidente da RFET, José Luis Escañuela.

A ex-tenista, que atuou no circuito da WTA de 1991 a 2004, acabou sendo vítima de uma troca de comando na federação, já que Escañuela e seu vice-presidente Olvido Aguilera foram destituídos pelo Tribunal Administrativo do Esporte por suposta falta de transparência nas finanças da entidade.

Na segunda-feira, vários tenistas do país, entre eles Nadal, publicaram uma carta aberta em que denunciavam "a deterioração da situação do tênis espanhol, por causa da liderança caótica e beligerante" de Escañuela.

A equipe espanhola, que já foi cinco vezes campeã da Copa Davis, enfrentará a Rússia dos dias 17 a 19 de julho, em busca da vaga para a repescagem para o grupo Mundial, espécie de primeira divisão da competição.