Topo

Guerrero marca e Peru fica com 3ª colocação na Copa América

03/07/2015 22h58

Concepción, Chile, 4 Jul 2015 (AFP) - Com direito a mais um gol de Guerrero, o Peru venceu o Paraguai por 2 a 0, nesta sexta-feira em Concepción, no Chile, conquistando pela segunda vez consecutiva o terceiro lugar na Copa América.

Guerrero, reforço e esperança de gols da torcida do Flamengo, mostrou-se decisivo novamente, participando do primeiro gol e marcando o segundo do Peru, seu quarto na competição, empatando na artilharia da Copa América com o chileno Eduardo Vargas.

"Nossa intenção era chegar à final, infelizmente não conseguimos por circunstâncias diferentes, então temos que nos conformar com o terceiro lugar, que também é importante", declarou o 'Depredador', como é carinhosamente chamado Guerrero pela torcida peruana.

O Peru, que já havia sido terceiro colocado na edição passada da Copa América, na Argentina em 2011, construiu a vitória contra os paraguaios no segundo tempo.

O responsável pela abertura do placar foi André Carillo, que aproveitou um desvio de cabeça de Guerrero numa cobrança de escanteio para acertar um chute de primeira, da entrada da área, logo aos 2 minutos da etapa final.

Superior durante toda a partida, o Peru aproveitou o fato do Paraguai estar desfalcado, sem os atacantes Roque Santa Cruz e Haedo Valdez e o meia Derlis González, todos machucados.

O segundo gol peruano acabou saindo somente aos 42 minutos. No lance, Guerrero, que participou muito da partida, buscando até o fim um gol que o colocaria na artilharia da competição, recebeu ótimo cruzamento rasteiro de Joel Sánchez para balançar as redes de primeira.

Apesar do esforço, o novo atacante do Flamengo ainda pode perder a artilharia da competição, já que o atacante do Chile Eduardo Vargas, que também tem quatro gols, joga a final da competição contra a Argentina, neste sábado em Santiago.

Caso a artilharia se confirme, Guerrero se tornaria o máximo goleador da Copa América em duas edições seguidas, o que não acontece há 91 anos, desde que o uruguaio Petrone realizou o feito em 1923 e 1924.

Com o terceiro lugar, o Peru, eliminado nas semifinais pelo anfitrião Chile (2-1) e treinado pelo argentino Ricardo Gareca, mostrou que pode incomodar nas eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia-2018, competição que não disputa desde 1982.

Já os paraguaios, vice-campeões da edição passada, mas que foram goleadas pela Argentina nas semifinais no Chile (6-1), podem se contentar com um quarto lugar no torneio continental, depois de amargar a lanterninha das últimas eliminatórias, mostrando que estão no caminho certo para reerguer a equipe.

am