Topo

Messi segue na sombra de Maradona

05/07/2015 14h21

Santiago, 5 Jul 2015 (AFP) - Lionel Messi sofreu na Copa América-2015 outra frustração, prolongando a seca de 22 anos sem títulos da seleção argentina, que começou quando chegou ao fim a carreira da estrela Diego Maradona, um ídolo que segue sendo inigualável no coração dos torcedores.

Com o olhar perdido, triste e levando as mãos ao rosto, Messi viveu a frustração de ter perdido a final da Copa América contra o Chile, numa eletrizante decisão nos pênaltis (4-1).

Na cerimônia de premiação, o craque argentino recebeu a medalha de prata e foi um dos primeiros jogadores a deixar o gramado rumo ao vestiário, em meio a xingamentos e provocações da torcida chilena, que lotou o estádio Nacional, em Santiago.

A noite não podia ser pior. Familiares de Messi se encontravam no estádio, se meteram numa confusão com torcedores locais e tiveram que ser levados a um camarote privativo, segundo a imprensa chilena.

O pesadelo de Messi foi completo. O astro não conseguiu saldar a dívida e dar um título à torcida argentina, que comemorou uma conquista pela última vez na Copa América-1993, há 22 anos.

Esta é a terceira final que Messi, melhor jogador da atualidade, perde vestindo a camisa da alviceleste.

Em 2007, na Copa América da Venezuela, a Argentina com Messi perdeu a final por 3 a 0 para o Brasil. O maior fracasso aconteceu na Copa do Mundo do ano passado, quando o camisa 10 não conseguiu liderar a equipe à glória, perdendo na final por 1 a 0 para a Alemanha.

A falta de um título também afastou Messi da mística figura de Diego Armando Maradona, ídolo máximo da história do futebol argentino e grande responsável pelo título mundial de 1986, no México.

Naquela edição da Copa do Mundo, Maradona marcou dois gols inesquecíveis contra a Inglaterra nas quartas de final, a 'Mão de Deus' e o mais bonito da história das Copas, driblando meio time inglês antes de balançar as redes.

Maradona e Messi, porém, compartilham a triste estatística de que nunca ter vencido uma das 14 Copas Américas no salão de troféus da Argentina. Ambos jogaram a competição em três ocasiões. Maradona em 1979, 1987 e 1989, enquanto Messi jogou em 2007, 2011 e 2015.

A figura de Maradona não só é venerada pela refinada técnica, mas também por seu profundo amor pela camisa argentina, com a qual sempre mostrou muita garra em campo.

-Mais 'blaugrana' que 'alviceleste'-Na Copa América, Messi marcou três gols em 16 jogos, enquanto Maradona anotou 4 em 12 partidas.

No total, Messi marcou 46 gols em 103 jogos com a Argentina, 11 a mais que Maradona conseguiu anotar em 92 participações.

Ambos os craques ganharam um título mundial juvenil com a 'alviceleste'. Messi ergueu o troféu do Mundial Sub-20 na Holanda-2005 e Maradona o do Campeonato Juvenil do Japão-1979.

Na verdade, Messi só leva enorme vantagem em seu clube, o Barcelona, com o qual conquistou todos os títulos.

Só em competições internacionais, o pequeno gênio venceu quatro Liga dos Campeões, dois Mundiais de Clubes e duas Supercopas da Europa, títulos que fizeram do atacante de 28 anos a maior estrela da história do Barcelona.

Maradona também jogou no Barcelona, mas teve breve passagem e ganhou apenas um Campeonato Espanhol, deixando sua marca na Europa quando atuou pelo Napoli, um time do segundo escalão que o eterno camisa 10 liderou ao título da Copa Uefa de 1989, além de dois Campeonatos Italianos e uma Copa da Itália.