Topo

Torcedor que jogou spray de pimenta em jogadores do River pede desculpas

Buenos Aires

06/07/2015 18h41

O torcedor do Boca Juniors que agrediu jogadores do River Plate durante o superclássico válido pelas oitavas de final da Copa Libertadores admitiu a autoria do ataque e pediu desculpas nesta segunda-feira diante da justiça argentina, informou seu advogado.

Adrián Napolitano, conhecido como 'o Padeiro' foi um dos sete sócios banidos pelo Boca na semana passada.

O torcedor, que ganhou o apelido por ser de uma família que possui uma rede de padarias na capital argentina, já tinha reconhecido na imprensa ter sido o agressor da partida, disputada no dia 14 de maio, depois de ser flagrado pelas câmeras de televisão.

Napolitano "não nega o fato, e contou à juíza como tudo aconteceu. Disse que não foi premeditado. Foi o fato de uma pessoa só, que teve muita consequência", relatou Hernán Carluccio, advogado, do 'Padeiro'.

"Ele está muito arrependido, e pediu desculpas diante da justiça", completou.

O duelo Boca-River foi suspenso antes do início do segundo tempo, após atletas serem atingidos por gás de pimenta no corredor que leva do vestiário ao campo.

Pelo escândalo na Bombonera, o Boca Juniors foi desclassificado da Libertadores-2015 pela Conmebol, que aplicou uma multa de 200.000 dólares ao clube argentino e o puniu com duas partidas com portões fechados como mandante.

De acordo com a imprensa argentina, a juíza Wilma López possui escutas telefônicas que revelam como foi planejado o ataque, que contou com a entrada de um drone no estádio.

O drone sobrevoou o campo de jogo no intervalo, arrastando um tecido branco no formato de fantasma com uma grande letra 'B' no peito, uma referência ao rebaixamento do River Plate à segunda divisão em 2012.

Napolitano é mencionado nessas escutas, embora ele mesmo tenha afirmado diante da justiça ter agido sozinho.