Topo

Tóquio ordena revisão completa de projeto de estádio olímpico para Jogos de 2020

17/07/2015 07h21

Tóquio, 17 Jul 2015 (AFP) - O primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, ordenou nesta sexta-feira uma revisão completa do projeto do futuro estádio olímpico para os Jogos Olímpicos de Tóquio em 2020, em resposta às numerosas críticas sobre seu custo, estimado em 2 bilhões de euros.

"Em relação ao novo estádio nacional para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2020, decidi revisar completamente o projeto a partir do zero", declarou à imprensa depois de se reunir com o presidente do comitê da organização, Yoshiro Mori.

"Tomei esta decisão porque me garantiram que poderemos terminar a tempo a construção (...). Pelo contrário, lamentavelmente, o estádio não estará pronto para o Mundial de Rugby" de 2019, lamentou, ressaltando que o governo segue apoiando este evento.

Inicialmente, a conta chegava a 162 bilhões de ienes (1,2 bilhão de euros), mas logo alcançou 252 bilhões de ienes (1,87 bilhão de euros), um número nunca visto na história do esporte. A título de comparação, o estádio dos Jogos Olímpicos de Londres custou pouco mais de 624 milhões de euros, e o de Pequim 417 milhões.

O arquiteto japonês Tadao Ando, presidente do júri que elegeu o design do novo estádio no fim de 2012, mostrou-se surpreso na quinta-feira pelo custo final, mas defendeu o projeto de seu colega britânico-iraquiano Zaha Hadid, cuja estética futurista também criou polêmica.

"Não podemos abandonar Zaha. Se o fizermos perderemos toda nossa credibilidade no exterior", advertiu.

hih-alh-anb/uh/jcp/aoc/meb/ma