Topo

CBF anuncia apoio à candidatura de Zico à presidência da Fifa

30/07/2015 19h02

Rio de Janeiro, 30 Jul 2015 (AFP) - A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, nesta quinta-feira, que apoiará a candidatura do ex-jogador Zico à presidência da Fifa, caso ele consiga o apoio de outras quatro federações, como exige o regulamento do organismo.

"Zico tem nosso apoio para viabilizar a candidatura. Se conseguir as outras quatro assinaturas, a CBF apoiará seu processo", declarou o presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, classificando-o de "brasileiro ilustre".

Del Nero, que assumiu a presidência da CBF em abril, disse ainda que comunicou ao presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol, Juan Angel Naput, que tem um "brasileiro ilustre com a intenção de se candidatar ao cargo de presidente da Fifa" e que receberá seu apoio.

O Brasil apoiou a eleição - para um quinto mandato - de Joseph Blatter, que posteriormente decidiu renunciar diante do escândalo de corrupção que abala o futebol mundial.

"Estou feliz com a resposta. Isto é importante porque ia dar o pontapé inicial (na candidatura) apenas depois do sinal positivo da CBF", disse Zico em um comunicado.

A Fifa elegerá o substituto de Blatter em um congresso extraordinário previsto para 26 de fevereiro de 2016.

Para ser candidato, Zico precisa do apoio das federações de outros quatro países até o dia 26 de outubro, prazo final para a apresentação das candidaturas.

Zico, um dos ídolos do futebol brasileiro nos anos 80, foi ministro dos Esportes entre março e abril de 1991, mas abandonou o cargo em meio ao processo de impeachment do presidente Fernando Collor de Mello.

O "Galinho", que ocupou o cargo de diretor-executivo do Flamengo em 2010, foi técnico no Japão, na Turquia e finalmente da equipe indiana do FC Goa.

Como candidato à presidência da Fifa Zico enfrentará o presidente da UEFA, o francês Michel Platini, o herdeiro do grupo industrial Hyundai e figura-chave do futebol asiático, Chung Mong-Joon, e o príncipe jordaniano Ali bin Al Hussein.