Topo

Presidente do COI promete "tolerância zero" caso denúncias de doping sejam confirmadas

03/08/2015 06h54

Kuala Lumpur, 3 Ago 2015 (AFP) - O presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Thomas Bach, prometeu nesta segunda-feira "tolerância zero" após as acusações de doping de um canal de televisão alemão que poderiam alterar os resultados dos Jogos Olímpicos.

"Se aconteceram casos que afetaram os resultados dos Jogos Olímpicos, o COI aplicaria o princípio de tolerância zero", disse Bach em Kuala Lumpur, no último dia de uma reunião do Comitê.

"Mas, no momento, existem apenas acusações e temos que respeitar a presunção de inocência", completou.

Um pouco antes, o presidente da Federação Internacional de Atletismo (IAAF), Lamine Diack, membro honorário do COI, fez uma advertência contra "a vontade de redistribuir medalhas".

Segundo uma análise apresentada pelo canal alemão ARD e o jornal britânico Sunday Times a partir de 12.000 mostras de sangue sob poder da IAAF, retiradas entre 2001 e 2012, 800 dos 5.000 atletas analisados apresentariam valores sanguíneos "suspeitos ou muito suspeitos".

E entre os 146 atletas que conquistaram medalhas em Mundiais e Jogos Olímpicos entre 2001 e 2012, um terço teriam valores suspeitos, segundo a investigação.

No domingo, a Agência Mundial Antidoping afirmou que estava muito preocupada com as revelações, apresentadas ao público três semanas antes do início do Mundial de Atletismo de Pequim.