Topo

Juve e City no 'grupo da morte' da Champions, choque PSG-Real

27/08/2015 17h01

Mônaco, 27 Ago 2015 (AFP) - A edição 2015-2016 da Liga dos Campeões promete forte emoções, com direito a 'grupo da morte' com Juventus, Manchester City, Sevilla e Borussia Moenchengladbach, além de duelos explosivos entre Paris Saint-Germain e Real Madrid, de acordo com o sorteio realizado nesta quinta-feira, em Mônaco.

O atual campeão Barcelona também caiu numa chave complicada, a E, com Bayer Leverkusen, Roma e Bate Borisov.

"Sabíamos que o sorteio seria complicado, independentemente do adversário, porque a Liga dos Campeões é assim e não há adversário fácil. Aceito o sorteio e desejo que a competição comece logo", declarou o craque do Barcelona, o argentino Lionel Messi.

O grupo mais complicado, porém, é sem dúvidas o D, e o City voltou a mostrar que é 'azarado' nos sorteios.

O clube inglês já tinha caído no grupo da morte na temporada passada, com Bayern de Munique, Roma e CSKA Moscou, quando se classificou no sufoco para as oitavas, e na retrasada, quando foi eliminado ao amargar a lanterna, atrás de Real Madrid, Borussia Dortmund e Ajax.

Desta vez, os 'Citizens' enfrentarão ninguém menos que o atual vice-campeão do torneio, a Juventus, e o atual campeão da Liga Europa, o Sevilla, além do Borussia Moenchengladbach, que vem de uma grande temporada na Bundesliga.

ReencontrosJá o PSG voltará a enfrentar um 'gigante' espanhol, depois de um duplo confronto explosivo com o Barça no ano passado (vitória por 3 a 2 no Parque dos Príncipes e derrota por 3 a 1 no Camp Nou).

Nesta edição, os parisienses vão encarar o poderoso Real Madrid, que não ficou entre os cabeças de chave do sorteio, apesar de ter o melhor índice na Uefa.

Isso se deve a uma mudança no regulamento, que deixa apenas campeões nacionais na condição de cabeça de chave.

"O PSG cresceu muito nos últimos anos, recrutou ótimos jogadores e se reforçou muito bem. Vai ser muito complicado", analisou Emilio Butragueño, diretor do Real Madrid.

"Acabamos tendo que enfrentar uma grande clube, que é o Real Madrid. Havia equipes a evitar nos potes 3 e 4, então poderia ter sido ainda mais complicado", comentou por sua Laurent Blanc, técnico do PSG.

No grupo A, PSG e Real terão pela frente outro adversário indigesto, o Shakhtar Donetsk e sua 'Legião Brasileira'.

Grande astro do atual tricampeão francês, o sueco teve seu desejo realizado: voltará a enfrentar o Malmoe, clube que o revelou, e tem tudo para ser o saco de pancadas da chave.

Outro reencontro será entre o técnico do Chelsea, José Mourinho, e o Porto, clube com o qual o português conquistou sua primeira 'Taça Orelhuda' da Champions, em 2004. No grupo G, os 'Blues' enfrentarão também o Maccabi Tel Aviv e o Dínamo de Kiev.

Rumo a MilãoBayern de Munique e Arsenal vão protagonizar outro choque da fase de grupos, na chave F, reeditando os confrontos de oitavas de finais de 2013 e 2014, todas vencidas pelos bávaros. Olympiakos e Dínamo Zagreb devem ser meros coadjuvantes.

Os grupos mais fracos são o C, com Benfica, Atlético de Madri, Galatasaray e Astana, do Cazaquistão, e o H, com Zenit de São Petersburgo, Valencia, Lyon e Gent.

Já o Manchester United, que ficou de fora do torneio na temporada passada, terá pela frente PSV Eindhoven, CSKA Moscou e Wolsfburg, numa chave B que promete ser bastante equilibrada.

A fase de grupos terá sua primeira rodada nos dias 15 e 16 de setembro, e a última em 8 e 9 de dezembro.

A final está marcada para o dia 28 de maio, em Milão.

Grupo A: Paris SG (FRA), Real Madrid (ESP), Shakhtar Donetsk (UKR), Malmoe (SUE)

Grupo B: PSV Eindhoven (HOL), Manchester United (ING), CSKA Moscou (RUS), Wolfsburg (ALE)

Grupo C: Benfica (POR), Atletico Madrid (ESP), Galatasaray (TUR), Astana (CAZ)

Grupo D: Juventus (ITA), Manchester City (ING), Sevilla (ESP), Moenchengladbach (ALE)

Grupo E: Barcelone (ESP), Leverkusen (ALE), Roma (ITA), BATE Borisov (BLR)

Grupo F: Bayern de Munique (ALE), Arsenal (ING), Olympiakos (GRE), Dinamo Zagreb (CRO)

Grupo G: Chelsea (ING), Porto (POR), Dínamo Kiev (UKR), Maccabi Tel-Aviv (ISR)

Grupo H: Zenit São-Petersburgo (RUS), Valencia (ESP), Lyon (FRA), Gent (BEL)

pgr-ybl/sk/lg