Topo

Mare Dibaba bate quenianas e vence maratona feminina do Mundial de Pequim

30/08/2015 08h13

Pequim, 30 Ago 2015 (AFP) - Mare Dibaba tornou-se aos 25 anos a primeira mulher etíope a se sagrar campeã mundial de maratona, neste domingo, na prova mais disputada da história da competição, com apenas um segundo de vantagem sobre a segunda colocada e quatro sobre a terceira.

A reta final foi eletrizante, com Dibaba fechando os 42,195 km em 2 horas, 27 minutos e 25 segundos, e superando na linha de chegada a queniana Helah Kiprop (2h27:36), que ficou com a prata.

Eunice Kirwa, outra atleta queniana, que compete pelo Bahrein, também lutou pelo ouro até o fim, e acabou levando o bronze, em (2h27:39).

Na verdade, quatro atletas chegaram ao estádio 'Ninho do Pássaro' com condições de conquistar o título, já que a também queniana Jemina Sumsong ficou a três segundos do pódio (2h27:42).

Bicampeã mundial em 2011 e 2013 Edna Kiplagat, outra representante do Quênia, ficou em quinto, em (2h:28.18).

Vice-campeã da maratona de Boston neste ano, Dibaba não tem parentesco com as compatriota Genzebe e Tirunesh Dibaba, estrelas meio-fundo.

No início da carreira, ela cogitou competir pelo Azerbaijão, mas a Federação Internacional de Atletismo vetou sua participação ao campeonato europeu juvenil em 2009, por conta de dúvidas sobre sua data de nascimento.

"Só fiquei seis meses no Azerbaijão. Não há nada melhor que competir pelo próprio país", desabafou a maratonista.

"Eu tinha muita fé em mim e em Deus. Toda minha preparação estava focada em Pequim, onde normalmente o tempo é quente e úmido. Hoje tivemos condições favoráveis", completou.