Topo

'Mão boba' pode render punição a zagueiro equatoriano

Da AFP, em Quito

02/09/2015 17h40

O zagueiro equatoriano Luis Caicedo, do Independiente del Valle, corre risco de ser punido por ter tocado as nádegas de um jogador argentino durante uma partida de futebol da primeira divisão local.

A Comissão Disciplinar da Federação Equatoriana de Futebol anunciou que abriu um expediente contra o jogador de 22 anos que tentou desestabilizar o volante Leonardo Rolón, do Emelec, na partida que o Independiente venceu por 1 a 0, no último domingo.

"Vamos dar ao atleta o legítimo direito à defesa na semana que vem, e depois a Comissão Disciplinar tomará sua decisão", explicou Alex de la Torre, presidente da entidade.

Caicedo foi flagrado pelas câmeras tocando as nádegas de Rolón, que reagiu empurrando o 'agressor'. O árbitro, que aparentemente não viu a 'mão boba' de Caicedo, deu cartão amarelo apenas para o argentino. Isso não impediu a Comissão Disciplinar de abrir um expediente, apesar do incidente não constar na súmula do árbitro.

O gesto de Caicedo foi comparado na imprensa equatoriana à 'dedada' aplicada pelo zagueiro Gonzalo Jara no atacante uruguaio Edinson Cavani, nas quartas de final da Copa América, em junho.

Por conta da provocação, Jara foi suspenso por dois jogos e ficou fora da semifinal e da decisão da competição, perdendo a oportunidade histórica de estar em campo no momento em que a 'Roja' conquistou o título continental inédito.