Topo

Indicado por Lahm para seleção, lateral de Felipão admite sonho de virar alemão

LLUIS GENE/AFP
Imagem: LLUIS GENE/AFP

Da AFP, em Berlim

03/09/2015 08h29

O lateral brasileiro Rafinha, do Bayern de Munique, deseja obter a nacionalidade alemã, apesar do técnico da seleção germânica, Joachim Löw, não contar com o jogador para Mannschaft.

"Vivo há 11 anos na Alemanha, onde fui muito bem recebido. Meus filhos frequentam o colégio aqui, minha esposa adora o país. Quero obter o passaporte", disse o jogador de 29 anos ao jornal bávaro TZ.

Rafinha explicou que está estudando o questionário do exame de naturalização.

"Nunca disse que faria isto pela Mannschaft. Quero o passaporte alemão para o nosso futuro aqui, que é o que conta. Depois, veremos", disse o lateral.

Ao ser questionado sobre uma possível naturalização de Rafinha no início da semana, Löw foi muito claro ao dizer que não conta com o jogador para a seleção.

Rafinha, nascido em Londrina, chegou ao Schalke em 2005, passou um ano no Genoa (2010/2011) da Itália e depois foi contratado pelo Bayern, onde conquistou vários títulos, incluindo a tríplice coroa Liga-Copa-Champions em 2013.

O lateral terá que passar por um teste de linguagem e um exame de naturalização: um questionário geral sobre as instituições e o funcionamento da democracia alemã.