Topo

Jurista suíço diz que não é necessário adiar a eleição da Fifa

08/10/2015 16h39

Zurique, Suíça, 8 Out 2015 (AFP) - Apesar de ser sacudida por mais um terremoto com a suspensão do presidente demissionário Joseph Blatter e de Michel Platini, favorito à sua sucessão, a Fifa não precisa adiar suas eleições, explicou nesta quinta-feira o jurista suíço Mark Pieth em entrevista à AFP.

"Não será necessário adiar a eleição presidencial (prevista para o dia 26 de fevereiro). O que precisa ser feito agora é eleger um presidente interino, que poderia permanecer no cargo por dois anos", avaliou Pieth.

Pouco depois da suspensão provisória por 90 dias de Blatter, a Fifa nomeou como interino o camaronês Issa Hayatou, o mais velho entre os vice-presidentes, mas apenas durante o tempo da punição.

Pieth sugeriu outro nome para o cargo, Theo Zwanziger, ex-presidente da Federação Alemã, que tem 70 anos.

"Zwanziger disse que não deseja o cargo, que está aposentado, mas talvez precise de um empurrãozinho", opinou Pieth, professor de direito penal na Basileia e presidente de uma comissão independente da Fifa de 2011 a 2013.

"Para escolher um presidente interino, não é preciso modificar os estatutos da Fifa. É possível nomear alguém que ocupou um cargo na Fifa por um tempo. Agora, sentimos falta de alguém neutro, mas que conheça bem o funcionamento da Fifa. Alguém de dentro, mas que não esteja envolvido", completou.