Topo

Chile e Equador mostram força contra Brasil e Argentina na estreia nas eliminatórias

09/10/2015 00h00

Montevidéu, 9 Out 2015 (AFP) - Brasil e Argentina, os dois gigantes sul-americanos, sofreram duras derrotas nesta quinta-feira, na estreia nas eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia-2018, enquanto Chile, Colômbia, Equador, Uruguai e Paraguai venceram os primeiros jogos na competição.

Enquanto o Brasil, sem o suspenso Neymar, perdeu por 2 a 0 em Santiago para o Chile, atual campeão da Copa América e adversário de respeito, a maior surpresa da 1ª rodada foi a superioridade do Equador em pleno estádio Monumental de Buenos Aires, onde a Argentina, sem o lesionado Lionel Messi, não encontrou respostas para a velocidade do adversário e foi derrotada pelo mesmo placar.

Aproveitando a ausência de Messi e a saída no primeiro tempo do atacante Sergio Agüero, que sentiu dores na coxa, o Equador levou a melhor nos contra-ataques e marcou gols com o zagueiro Frickson Erazo, do Grêmio, e o atacante Felipe Caicedo.

Mais cedo, as eliminatórias sul-americanas começaram em La Paz, onde o Uruguai visitou a Bolívia e conquistou uma vitória inédita por 2 a 0.

Uruguai ignora altitudeCom Luis Suárez ainda cumprindo suspensão de quatro jogos pela famosa mordida na Copa do Mundo no Brasil e Edinson Cavani fora de duas partidas pela expulsão na Copa América do Chile, o técnico do Uruguai, Óscar Tabarez, não podia imaginar um desfecho melhor para a 'Celeste', que venceu por 2 a 0, gols de Martin Cáceres e Diego Godín, ambos de cabeça.

Apesar da fragilidade da atual seleção da Bolívia, envolvida numa crise política e esportiva que resultou na decisão de abandonar a seleção de diversos jogadores, como o atacante Marcelo Moreno, ex-Grêmio e Cruzeiro, o Uruguai sempre encontrou dificuldade na altitude de 3.600 metros da capital administrativa boliviana, onde nunca havia vencido (4 empates e 5 derrotas).

Ao mesmo tempo, em Barranquilla, a Colômbia também jogou sem seu principal jogador, o meia James Rodríguez (lesionado), mas conseguiu arrancar uma importante vitória pelo mesmo placar de 2 a 0 numa difícil partida contra o Peru de Paolo Guerreiro.

Os 'Cafeteros' abriram o placar com Teófilo Gutiérrez e selaram a vitória com Edwyn Cardona.

Paraguai vence VenezuelaNo duelo menos chamativo da rodada entre seleções que não conseguiram se classificar à Copa do Mundo do Brasil-2014, o Paraguai arrancou uma importante vitória fora de casa por 1 a 0 sobre a Venezuela.

Lanterninha nas últimas eliminatórias, o Paraguai, que já mostrou estar evoluindo ao chegar às semifinais da Copa América no Chile-2015 -eliminando o Brasil nas quartas-, venceu a Venezuela com gol de Derlis González, a cinco minuto do apito final.

Na 2ª rodada das eliminatórias sul-americanas, na terça-feira, o Brasil buscará a recuperação contra a Venezuela em Fortaleza, enquanto a Argentina viaja a Assunção para pegar o Paraguai.

Em Montevidéu, o Uruguai receberá a Colômbia, a Bolívia vai a Quito pegar o Equador e o Peru joga em casa, em Lima, contra o Chile.