Topo

Holanda bate Cazaquistão e ganha sobrevida nas eliminatórias

10/10/2015 14h57

Astana, Cazaquistão, 10 Out 2015 (AFP) - A seleção holandesa se manteve viva na busca por uma vaga na repescagem para a Eurocopa-2016, ao derrotar o Cazaquistão fora de casa por 2 a 1, neste sábado, em Astana, e precisa agora torcer por um tropeço da Turquia na República Tcheca.

Curiosamente, os dois gols que salvaram a 'Laranja Mecânica' foram marcados por 'carrascos' do Brasil nas últimas Copas do Mundo.

O jovem meia Georginio Wijnaldum, do Newcastle, autor do terceiro gol da vitória por 3 a 0 na disputa pelo terceiro lugar do Mundial do ano passado, abriu o placar aos 33 minutos de jogo, com um belo chute rasteio da entrada da área.

O veterano Wesley Sneijder, que marcou os dois gols da vitória por 2 a 1 nas quartas de final da Copa de 2010, ampliou com um petardo de canhota aos 5 da etapa final, após receber um passe açucarado de Huntelaar.

Os holandeses levaram um último susto nos acréscimos, quando o Cazaquistão descontou com um gol de Kuat, mas conseguiram segurar o resultado.

Na grama sintética de Astana, os comandados de Danny Blind não tiveram uma atuação de encher os olhos, mas tiveram o mérito de acabar com uma sequencia de duas derrotas seguidas, para Islândia (1-0) e Turquia (3-0).

Em baixa por ter sofrido repetidas lesões desde a Copa do Mundo no Brasil, atacante Robin Van Persie entrou a cinco minutos do fim no lugar de Huntelaar, e disputou sua centésima partida com a seleção 'Oranje'.

Com o resultado, a Holanda chegou aos 13 pontos, um de vantagem sobre os turcos, que podem voltar ao terceiro lugar até mesmo com um empate diante dos tchecos, mais tarde neste sábado, por levar a melhor no confronto particular.

A vitória da 'Laranja Mecânica', de qualquer forma, deixou a definição da vaga na repescagem para a última rodada.

Na terça-feira, os holandeses recebem os tchecos, e os turcos também jogam em casa, contra a já classificada Islândia, que empatou em 2 a 2 com a Letônia.

lg