Topo

Alemanha vence e garante vaga na Euro com 1º lugar no Grupo D

11/10/2015 18h37

Leipzig, Alemanha, 11 Out 2015 (AFP) - A Alemanha, atual campeã do mundo, se classificou para a Eurocopa-2016 com o primeiro lugar do Grupo D ao derrotar neste domingo a Geórgia por 2 a 1, graças a um gol de Max Kruse no fim da partida, em Leipzig.

Três dias depois de perder para a Irlanda (1-0) em Dublim, a equipe de Joachim Löw voltou a penar, mas conseguiu garantir o primeiro lugar da chave (22 pontos) e sua 12ª classificação seguida à competição continental.

No frio da Red Bull Arena, os alemães encontraram dificuldade para mostrar seu poder ofensivo, o que já havia acontecido contra os irlandeses.

Sem Mario Götze, machucado, e Bastian Schweinsteiger, que ficou no banco, a 'Mannschaft' dominou a posse de bola, mas só foi abrir o placar aos 5 minutos do segundo tempo com o artilheiro Tomas Müller, que converteu pênalti sofrido por Mesut Özil.

A alegria alemã durou pouco. Após a bola bater na trave num chute de Kwekweskiri, Kankawa pegou o rebote e empatou para a Geórgia no minutos seguinte.

O empate deixou o clima no estádio tenso e Löw procurou uma solução no banco de reserva, tirando Andre Schürrle para colocar Max Kruse, aos 31 minutos do segundo tempo.

A mudança surtiu efeito imediata. O atacante do Wolfsburg recebeu ótimo passe de Özil e chutou colocado, sem chances para o goleiro da Geórgia, aos 34 minutos.

"Estamos felizes com a classificação, mas não com o nível dos ultimos jogos. Esse não é nosso nível, ainda temos que trabalhar mais. Hoje jogamos mal, como contra a Irlanda", reconheceu Löw.

Com a vitória, a Alemanha selou o primeiro lugar do Grupo D das eliminatórias, deixando a segunda posição para a Polônia que levou a melhor sobre a Irlanda por 2 a 1.

Lewa marca outra vezNo duelo entre poloneses e irlandeses, quem levasse a melhor ficara com uma das vagas diretas na Euro-2016, enquanto o perdedor teria que se contentar com a repescagem.

A partida começou a mil por hora e a Polônia abriu o placar logo aos 13 minutos com Krychowiak, mas viu os tinhosos irlandeses empataram aos 16 com Walters em cobrança de pênalti.

Os poloneses, porém, contam com Robert Lewandowski, o atacante que vive melhor fase no futebol mundial.

Com o gol marcado aos 42 minutos de jogo neste domingo, 'Lewa' garantiu deu à segunda vaga na chave para os poloneses, que chegaram aos 21 pontos, três a mais que a Irlanda, que passará pela repescagem.

O atacante do Bayern de Munique ostenta uma média impressionante desde que balançou as redes cinco vezes em nove minutos na vitória sobre o Wolfsburg, na Bundesliga.

Com gol marcado neste domingo, são 15 nas últimas seis partidas (média de 2,5 por jogo), um feito digno de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo.

am