Topo

Uruguai domina Colômbia e engata a segunda nas eliminatórias

13/10/2015 22h23

Montevidéu, 14 Out 2015 (AFP) - Em duelo entre duas equipes que venceram na estreia, o Uruguai manteve 100% de aproveitamento eliminatórias para a Copa do Mundo de 2018 ao atropelar a Colômbia por 3 a 0, nesta terça-feira, no estádio Centenário de Montevidéu.

Diego Godín, que já havia balançado as redes na estreia contra a Bolívia (2-0) abriu o placar de cabeça aos 33 minutos de jogo.

Seu 'xará' Diego Rolán, ampliou com um golaço aos 5 do segundo tempo, e Abel Hernández deu números finais à partida aos 42.

A 'Celeste' não ganhava as duas primeira partidas das eliminatórias há 50 anos, quando iniciou a campanha de classificação para a Copa do Muno de 1966, na Inglaterra.

Os uruguaios deram o troco da derrota por 2 a 0 que sofreram nas oitavas de final da Copa do Mundo no Brasil, no Maracanã, com dois gols de James Rodríguez, que desfalcou os 'Cafeteros' por lesão.

O Uruguai também jogou sem suas principais estrelas, Luis Suárez e Edinson Cavani, ambos suspensos.

- Lodeiro muda o jogo -Empurrada pela torcida, a 'Celeste' assumiu logo as rédeas do jogo e levou perigo várias vezes na bola aérea, sua principal arma, que rendeu os dois gols contra a Bolívia na altitude de La Paz.

O técnico Oscar Tabárez que assistiu à partida da arquibancada por cumprir suspensão, e seu auxiliar Celso Otero, que comandou a equipe à beira do gramado, precisou mexer logo aos 18 minutos de jogo.

Autor do segundo gol contra os bolivianos, Martín Cáceres sentiu a perna e precisou ser substituído pelo meia Lodeiro (ex-Botafogo e Corinthians), recuando Maxi Pereira para a lateral direita.

Maxi encaixou muito bem na nova função, e foi do lado dele que saíram as principais jogadas de ataque dos anfitriões. Lodeiro também fez boa entrada, dando um toque de criatividade à tradicional 'garra charrua'.

- Golaços no segundo tempo -De tanto pressionar, a seleção uruguaia acabou encontrando o caminho do gol na bola parada, com Godín surgindo no meio da zaga apática da Colômbia para abrir o marcador.

O zagueiro do Atlético de Madri nem precisou pular veio de trás para testar com força para as redes, sem chances para o goleiro.

O Uruguai continuou melhor no segundo tempo, e Rolán ampliou aos 5. O jovem atacante de 22 anos recebeu lançamento da direita de Lodeiro, dominou com categoria e deu um lindo toque por cobertura na saída do goleiro Ospina.

A Colômbia quase diminuiu logo em seguida, mas Arias cabeceou no travessão.

O ritmo do jogo caiu um pouco, mas Abel Hernández tratou de acordar a torcida aos 42. A jogada começou com o goleiro Muslero, que teve o lançamento desviado de cabeça por Stuani. A bola sobrou para Abel Hernández, que invadiu a área pela direita e soltou uma bomba sem ângulo.

Na próxima rodada, no dia 12 de novembro, a Colômbia recebe o Chile, atual campeão da Copa América, enquanto a 'Celeste' visita o Equador, que também venceu suas duas primeiras partidas.

lg