Topo

Djoko bate Nadal e chega à Final do ATP Finals

21/11/2015 15h55

Londres, 21 Nov 2015 (AFP) - O número um do mundo Novak Djokovic garantiu presença na decisão do ATP Finals pelo quarto ano seguido ao derrotar o espanhol Rafael Nadal (N.5) por duplo 6-3, neste sábado, em Londres.

Dono de quatro títulos na competição (2008, 2012, 2013 e 2014) sérvio de 28 anos irá em busca do penta contra o vencedor do duelo entre os suíços Roger Federer (N.2) e Stanislas Wawrinka, que já se enfrentaram na semi no ano passado.

Se vencer, ele se tornará o primeiro da história a ganhar quatro vezes seguidas o torneio que reúne os oito melhores tenistas do planeta.

Djoko precisou apenas de 1h19 minutos para despachar Nadal, que estava invicto no torneio e voltou a jogar um grande tênis na capital inglesa, depois de amargar a pior temporada da sua carreira.

Mas mesmo um Nadal em alta não é suficiente para para o líder do ranking num dia inspirado.

"Djokovic joga em outra liga", tinha avisado o espanhol antes da partida.

O sérvio até mostrou que não é totalmente invencível na quarta-feira, quando foi derrotado por Federer, um revés que acabou com 23 partidas de invencibilidade, 38 quando se leva em conta apenas os duelos em quadra coberta.

ImplacávelNeste sábado, não teve jeito. Nadal não foi páreo para o Djoko na sua versão implacável. 'Rafa' até tentou ditar o ritmo do jogo com seu grande forehand, mas o sérvio se manteve firme na esquerda para dominar a maioria das trocas de bola.

O espanhol nunca ameaçou o saque do número um do mundo, que não precisou defender um 'break point' sequer em toda a partida.

"Consegui fazer um grande jogo no momento certo. Consegui ser agressivo e ditar o jogo desde o início", vibrou o sérvio.

"Novak está quase invencível neste momento. Cada golpe, devolução, saque, foi executado de forma perfeita", resumiu Nadal.

Desde janeiro, quando foi eliminado nas quartas de final em Doha, Djoko chegou às finais de todos os torneios que disputou. A decisão deste domingo será a 15ª seguida.

Sua temporada incrível foi marcada por três títulos de Grand Slam (Aberto da Austrália, Wimbledon e US Open), e seis em Masters 1000. No total, foram 81 vitórias e apenas seis derrotas.

O único ponto realmente negativo do ano foi a derrota no final de Roland Garros, para Wawrinka, que pode reencontrar neste domingo.

Qualquer que seja o adversário, esta decisão terá clima de revanche, já que Federer foi responsável por três das seis derrotas que o sérvio teve neste ano, a última na quarta-feira.

Resultados das semifinais :

Novak Djokovic (SRV/N.1) x Rafael Nadal (ESP/N.5) 6-3, 6-3

Mais tarde (a partir de 18H00, no horário de Brasília):

Roger Federer (SUI/N.3) - Stan Wawrinka (SUI/N.4).