Topo

Chelsea vence com gols brasileiros, mas tropeço do Porto embola grupo G da Champions

24/11/2015 21h07

Tel Aviv, 24 Nov 2015 (AFP) - Com gols de Willian e Oscar, o Chelsea não teve a menor dificuldade para atropelar o Maccabi Tel Aviv por 4 a 0, nesta terça-feira, pela quinta rodada da Liga dos Campeões, e ficou a um empate da vaga nas oitavas de final.

A goleada em Israel deveria ter dado aos 'Blues' a classificação antecipada, mas os portugueses não fizeram o dever de casa.

Qualquer resultado que não seja a vitória do Dínamo dava a vaga aos londrinos, mas não é que os ucranianos resolveram aprontar e venceram por 2 a 0 em pleno estádio do Dragão, com gols de Yarmolenko e do jovem meia paraguaio Derlis González, autor do pênalti que eliminou o Brasil nas quartas de final da Copa América.

Com os resultados da rodada, Porto e Chelsea somam os mesmos 10 pontos, dois de vantagem sobre o Dínamo.

Com esta configuração, o clube ucraniano se mantém vivo na briga pela oitavas, mas para isso precisa derrotar o Maccabi na última rodada, no dia 9 de novembro, e torcer para que haja um vencedor no duelo entre os dois líderes.

O problema é que, como um empate em Stamford Bridge classifica ambas as equipes, existe sério risco de acontecer um 'jogo de compadres' entre o time de José Mourinho e seus ex-comandados.

"Foi muito importante vencer esta partida, principalmente com o que aconteceu no Porto", admitiu 'Mou' depois da partida.

"Tomara que a confiança volte, para que possamos encarar o resto da temporada ocm mais tranquilidade", completou.

Mais um gol de falta de WillianDepois de acabar com uma série de três derrotas seguidas na Premier League com vitória por 1 a 0 sobre o Norwich, os 'Blues' confirmaram a melhora diante do time mais fraco da Champions, dono do pior ataque (empatado com o Malmoe) e da pior defesa do torneio.

Peretz até deu um susto aos londrinos logo aos 2 minutos de jogo, mas cabeceou por cima do gol.

Depois da pressão inicial do Maccabi, o Chelsea fez valer o peso da camisa e começou a monopolizar a posse de bola.

Willian começou a se destacar aos 20 minutos de jogo, ao cobrar escanteio na medida para Gary Cahill cabecear. O goleiro Rajkovic conseguiu desviar a bola na trave, mas o próprio Cahill pegou o rebote e abriu o marcador.

A situação do Maccabi já era complicada, mas ficou pior ainda aos 41, quando o zagueiro Tal Ben Haim, que teve passagem relâmpago no Chelsea na temporada 2007-2008, resolveu dar uma ajudinha extra ao ex-clube ao ser expulso por uma entrada dura em Diego Costa.

Valente, o time israelense chegou até a ficar perto do empate, obrigando o goleiro Begovic a fazer grandes defesas aos 5 e aos 18 da etapa final, mas os brasileiros do Chelsea resolveram acabar com o suspense.

Willian ampliou aos 28, com uma linda cobrança de falta, sua nova arma letal desta temporada. O meia já marcou seis gols de bola parada nesta temporada.

Oscar anotou o terceiro de cabeça quatro minutos depois, o francês Kurt Zouma fechou a goleada nos acréscimos.

bur-yk/dmk/lg