Topo

Show do trio 'MSN' garante Barça em 1º lugar do grupo E da Champions

24/11/2015 21h03

Barcelona, 24 Nov 2015 (AFP) - Depois da goleada de 4 a 0 que aplicou no Real Madrid em pleno Bernabéu, o Barcelona brindou sua torcida com mais um show de bola, desta vez no Camp Nou, ao massacrar a Roma com placar de tênis (6-1), nesta terça-feira, resultado que garantiu os catalães no primeiro lugar do grupo E da Liga dos Campeões.

Como nos velhos tempos, o resultado foi construído com um show de bola do trio 'MSN', que voltou a contar com seu integrante de maior destaque, Lionel Messi, titular pela primeira vez desde que voltou da lesão que o tirou por quase dois meses dos gramados.

O argentino balançou as redes duas vezes e foi imitado por Luis Suárez. Neymar passou em branco, perdeu até pênalti, mas também teve grande atuação, participando de todos os gols da sua equipe.

"Não conheço a chave do nosso sucesso, mas tentamos nos divertir em campo, e é verdade que nos demos muito bem", afirmou Messi depois da partida.

"Eu me sinto bem fisicamente, estou feliz por ter jogado os 90 minutos. Eu precisava voltar a jogar. Até gostava de ver a equipe jogar bem ser mim, mas é sempre melhor estar em campo", completou o camisa 10.

Com o resultado, o Barça acabou com qualquer possibilidade de ser ultrapassado pelos rivais, somando 13 pontos, oito de vantagem sobre Roma e Bayer Leverkusen, e nove sobre o lanterninha BATE Borisov.

Mais cedo, o Leverkusen teve que se contentar com o empate em 1 a 1 em Belarus, resultado que classificou o Barça e ajudou a Roma.

Apesar de ter sido destroçada no Camp Nou, a equipe da capital italiana só depende de si para se classificar, por levar a melhor sobre o Bayer no primeiro critério de desempate, o confronto particular (4-4 na Alemanha e 3-2 no estádio Olímpico).

Para garantir a vaga, os comandados do técnico Rudi Garcia precisam apenas derrotar em casa o Borisov, que tem chances remotas de classificação, enquanto os alemães recebem o Barça, na última rodada, marcada para o dia 9 de dezembro.

Talento puroNo Camp Nou, o técnico Luis Enrique reformou o trio 'MSN', mas optou por deixar no banco Iniesta, outro grande destaque da goleada sobre o Real, que deu lugar ao jovem Sergi Roberto.

O fato do time já entrar em campo classificado para as oitavos deve certamente pesado na decisão do treinador, que prefere poupar o meia antes de um mês de dezembro que promete ser bastante desgastante, com o Mundial de Clubes, no Japão.

Mesmo entrando em campo com a vaga já garantida, o time catalão fez questão de mostrar desde o início que pretendia fazer o espetáculo para celebrar diante da torcida a surra histórica aplicada no Real três dias antes.

Em todos os seis gols do Barça, a receita foi a mesma: troca de passes em alta velocidade entre os três craques sul-americanos do 'MSN' para criar brechas gigantes numa defesa da Roma que voltou a mostrar toda sua fragilidade.

A Roma até chegou a levar perigo aos 12 minutos de jogo, em uma das únicas vezes em que passou do meio de campo, quando Dzeko cabeceou por cima, raspando o travessão.

Depois do susto, Suárez levou o Camp Nou ao delírio, em linda triangulação com Neymar e Daniel Alves. O lateral recebeu um lançamento primoroso do camisa 11, e cruzou na medida para o uruguaio, que só teve o trabalho de empurrar a bola para o gol vazio.

O time italiano mal teve tempo de respirar. Três minutos depois, foi envolvido novamente pelo toque de bola endiabrado dos catalães.

Ilustração perfeita do 'tiki-taka', todos os jogadores do Barça tocaram na bola na longa troca de passes, que teve seu ápice quando o trio 'MSN' entrou em ação. Os craques deram um show de toques de primeira, até que Messi recebeu livre na esquerda da área e finalizou com um toque sutil que encobriu o goleiro.

Em cima da linha, Daniel Alves poderia até ter 'roubado' o gol do camisa 10, mas preferiu não tocar na bola para deixar o craque festejar em grande estilo sua primeira partida como titular desde que voltou da lesão que o tirou dos gramados por quase dois meses.

O gol esfriou um pouco o clima do jogo, com o Barça diminuindo o ritmo, com sensação de dever cumprido, e a Roma sem soluções para atrapalhar a tranquilidade do campeão europeu.

Mas esqueceram de contar à nova tática a Suárez, que sempre dá seu jeito de incendiar a torcida. Aos 44, o camisa 9 pegou a sobra de um cruzamento de Neymar mal afastado pela defesa romana e acertou um chute de primeira sensacional.

Pênaltis perdidosA Roma foi para o tudo ou nada no segundo tempo, com a entrada do jovem meia argentino Iturbe no lugar do volante Nainggolan.

A mudança quase deu certo aos 9, quando Iturbe deu passe açucarado para Falqué, que obrigou o goleiro Ter Stegen a fazer uma grande defesa.

Dois, minutos depois, porém, os visitantes foram castigados mais uma vez pelo trio 'MSN', que contou com a ajuda de um 'intruso', o zagueiro Gérard Piqué.

O marido da cantora Shakira apareceu como elemento de surpresa, na posição de centroavante, para empurrar a bola para as redes, após receber um cruzamento de Messi, na conclusão de outra intensa troca de passes entre os craques sul-americanos.

Depois de ser 'garçom', o argentino voltou a cumprir o papel de artilheiro. Aos 15, Neymar dominou com extrema categoria na esquerda, achou Suárez na área, e o uruguaio rolou para Messi correr para o abraço.

Ainda faltava gol do ex-santista para a festa ficar completa. Aos 33, o jovem craque até conseguiu cavar um pênalti, foi para a cobrança, mas Szczesny defendeu. Mesmo assim, Adriano tratou de pegar o rebote para garantir ao menos um gol brasileiro na noite de gala.

Dzeko tentou imitar Neymar ao perder um pênalti aos 37, mas acabou sendo premiado com o gol de honra da Roma nos acréscimos, o que não impediu a torcida catalã de festejar como merece os campeões europeus, que acabaram de marcar dez gols em dois jogos de prestígio.

lg