Topo

CR7 faz 2 e garante Real em primeiro; PSG fica com vaga no retorno de Ibra a Malmö

25/11/2015 21h08

Lviv, Ucrânia, 25 Nov 2015 (AFP) - O Real Madrid garantiu o primeiro lugar do grupo A da Liga dos Campeões ao derrotar o Shakhtar Donestk por 4 a 3, nesta quarta-feira, em Lviv, enquanto o Paris Saint-Germain avançou às oitavas de final ao golear o Malmö por 5 a 0.

Mordido depois da surra que levou em casa diante do Barcelona, o time 'Merengue' entrou em campo disposto a descontar no time ucraniano, e Cristiano Ronaldo fez uma grande partida, anotando dois gols e dando passes par os outros dois, marcados por Modric e Carvajal.

CR7 companhia chegaram a vencer por 4 a 0, o mesmo placar da derrota no clássico de sábado, mas passaram um tremendo sufoco no fim e quase deixaram o triunfo escapar, ao levar três gols brasileiros, dois de Alex Teixeira e outro de Dentinho.

"Com 4 a 0, podíamos pensar que a partida estava resolvida. Cometemos erros nesses minutos finais, temos que ter seriedade para lidar melor com essa vantagem", analisou após o jogo o técnico do Real, Rafa Benítez.

Na Suécia, Zlatan Ibrahimovic deixou sua marca no seu retorno a Malmö, sua cidade natal, mas não comemorou o gol que anotou contra o time que o revelou.

O atacante foi recebido como herói e usou, excepcionalmente, a braçadeira de capitão, no lugar de Thiago Silva.

O argentino Di María balançou as redes duas vezes e os outros gols foram marcados por Rabiot e pelo brasileiro Lucas, que entrou no segundo tempo e fechou o placar com uma linda cobrança de falta.

Todos os jogadores do PSG usaram uniformes pretos, com a marca do patrocinador substituída pela mensagem 'Je suis Paris' (eu sou Paris), em homenagem às vítimas dos atentados que devastaram a capital francesa.

Sete mudanças no RealCom os resultados da noite, o Real chegou aos 13 pontos de 15 possíveis, e já não pode mais ser alcançado pelo PSG, que tem 10 e leva a pior no confronto direto (empate sem gols no Parque dos Príncipes e derrota por 1 a 0 no Bernabéu).

Shakhtar e Malmö dividem a lanterna, com os mesmos três pontos, e duelarão à distância pelo terceiro lugar, que dá direito a uma vaga no mata-mata da Liga Europa.

Na última rodada, marcada para o dia 8 de dezembro, ambas as equipes jogam fora de casa. Os ucranianos visitam o PSG, enquanto o time sueco encara o Real em Madri.

Na Ucrânia, os 'merengues' reencontraram o caminho da vitória, mas os três gols sofridos nos minutos finais evidenciaram que o time está longe de esbanjar serenidade.

Muito questionado depois da humilhação no clássico, o técnico Rafa Benítez fez nada menos de sete mudanças em relação à equipe que foi destroçada pelo Barça, principalmente no setor defensivo, em que o francês Varane foi o único 'sobrevivente'.

Marcelo e Sergio Ramos, ambos lesionados, deram lugar a Nacho e Pepe, respectivamente, enquanto Danilo, que viveu um pesadelo com os dribles de Neymar no sábado, saiu do time para a entrada de Carvajal.

O Real também contou com a volta de Casemiro, que vinha dando estabilidade ao meio de campo nas últimas semanas, mas ficou no banco durante o clássico. O volante brasileiro jogou ao lado dos croatas Modric e Kovacic, sendo que o segundo tirou o alemão Toni Kroos do time titular.

Lá na frente, o trio 'BBC' ficou sem o francês Karim Benzema, substituído por Isco.

Do lado do Shakhtar, a 'legião brasileira' teve cinco integrantes entre os titulares: Márcio Azevedo, Fred, Marlos, Bernard e Alex Teixeira.

Brasileiros salvam honra do ShakhtarNum dia inspirado, Cristiano Ronaldo abriu o placar de cabeça aos 18 minutos de jogo, após receber um cruzamento de Gareth Bale, em jogada iniciada por uma tabela entre Isco e Modric.

O mesmo Modric ampliou aos 5 do segundo tempo. A jogada começou com um longo lançamento de Casemiro na direção de Cristiano Ronaldo. O craque invadiu a área pela direita, limpou dois marcadores e cruzou rasteiro para Modric finalizar de primeira, com muita categoria.

Dois minutos depois, Carvajal fez 3 a 0 com uma verdadeira pintura. O lateral espanhol recebeu de Cristiano na direita, deu uma caneta em Márcio Azevedo e emendou com um chutaço no ângulo.

CR7 voltou a se destacar aos 26, ao anotar o quarto, seu segundo da noite, na conclusão de um contra-ataque letal puxado por Bale.

O 4-0 no placar servia para exorcizar um pouco os demônios do clássico, mas as dúvidas voltaram à tona nos minutos finais.

Alex Teixeira descontou de pênalti aos 33, após Taison ser derrubado na área por Casemiro.

Dentinho anotou o segundo do Shakhtar cinco minutos depois, ao mandar a bola de peixinho para as redes, em escanteio cobrado por Bernard, e Alex Teixeira deixou os anfitriões a um gol do empate com um belo chute colocado, em boa jogada iniciada por Taison.

A torcida ucraniana comemorou a reação como se fosse uma vitória, e Rafa Benítez pode ser preparar para receber novas críticas apesar de ter garantido o primeiro lugar da chave.

lg