Topo

Federação chilena não permite que governo acesse contas da entidade

25/11/2015 18h50

Santiago, 25 Nov 2015 (AFP) - A Federação Chilena de Futebol (ANFP) negou a funcionários do governo o direito ao acesso às informações contáveis da entidade, depois da renúncia do presidente da Federação, Sergio Jadue, que viajou aos Estados Unidos, onde é investigado por envolvimento num esquema de corrupção na Fifa.

Funcionários do Ministério da Justiça tentaram obter informações sobre as contas da federação, após a viagem de Jadue, mas a ANFP "nos informou que não procede a entrega de informação, já que não há uma investigação em andamento", explicou a ministra da Justiça, Javiera Blanco, nesta quarta-feira à imprensa.

"Lamentavelmente, há um desconhecimento da lei. Essa negação de acesso, que no mínimo é suspeita, já informamos ao Ministério Público", completou.

Em resposta, a ANFP explicou que não pôde entregar os documentos "por um erro de comunicação. Os funcionários da repartição pública requisitaram a informação que havia sido entregue em uma fiscalização prévia do órgão".

Caso a ANFP tenha se negado a entregar os documentos, poderá sofrer o cancelamento de seu caráter de pessoa jurídica, explicou Blanco.

Jadue deixou o Chile na semana passada, e se encontra em Miami, onde imagens de uma emissora chilena mostraram o ex-dirigente passeando sem nenhum resguardo. A imprensa chilena afirmou que Jadue se encontrava sob proteção do FBI, com o qual aceitou um acordo de delação premiada envolvendo o escândalo de subornos da Fifa.