Topo

Rússia não recorrerá de suspensão por doping

26/11/2015 15h28

Mônaco, 26 Nov 2015 (AFP) - A Federação Russa de Atletismo (ARAF), acusada de doping organizado, não recorrerá da suspensão provisória, renunciando ao direito de ser ouvida sobre o caso, como permite o regulamento da Federação Internacional (IAAF), anunciou nesta quinta-feira a IAFF em comunicado.

Ao renunciar ao direito de recurso, a ARAF aceita que uma eventual reintegração dependa exclusivamente da decisão da Comissão de Inspeção, que responde diretamente à IAFF e que começará a estudar o caso nas próximas semanas.

O anúncio foi realizado enquanto o conselho da IAAF se reúne em Mônaco pela primeira vez desde que o escândalo de corrupção e doping foi revelado por uma Comissão de Investigação independente da Agência Mundial Antidoping (Wada), em 9 de novembro.

"O conselho da IAAF foi informado hoje da recepção de uma confirmação escrita, procedente da ARAF, aceitando a plena suspensão sem pedir para ser ouvida (...) A ARAF confirma que aceita que sua reintegração pelo conselho aconteça depois da publicação das recomendações da Comissão de Inspeção, que decidirá se os critérios foram cumpridos", explicou a entidade.

Em 13 de novembro, o conselho da IAAF decidiu suspender provisoriamente a Rússia, abrindo a possibilidade dos atletas russos serem proibidos de participar dos Jogos Olímpicos do Rio, daqui a nove meses.

A Rússia foi acusada de doping organizado através de um sistema que também envolveria alguns responsáveis da IAAF, acusados de encobrir casos de doping por interesse financeiro.