Topo

Valbuena confirma que Benzema o abordou sobre chantagem: "Indefensável"

Valbuena e Benzema são companheiros na seleção francesa - CHARLES PLATIAU/REUTERS
Valbuena e Benzema são companheiros na seleção francesa Imagem: CHARLES PLATIAU/REUTERS

Da AFP

Em Paris

27/11/2015 06h16

O jogador francês Mathieu Valbuena falou publicamente pela primeira vez sobre a chantagem que teria sofrido devido ao vazamento de um vídeo erótico. Em entrevista ao jornal Le Monde, o meia confirmou ter sido abordado pelo companheiro de seleção Karim Benzema, que recomendou que ele pagasse aos criminosos para que o conteúdo não fosse divulgado.

“Nas primeiras discussões, disse a Karim: ‘Cissé passou pela mesma história em 2008’. E ele me questionou: ‘E o que fez, pagou?’. Falei que não. Ele me disse mais de uma vez que a ameaça era séria e que o vídeo era quente. E também disse: ‘Se não quiser [pagar], deixe divulgarem o vídeo. Senão, posso te apresentar meu amigo”, revelou Valbuena.

"Em sua forma de falar, ele não foi agressivo, não falou de dinheiro de forma concreta, diretamente. Mas quando você insiste para fazer com que eu encontre alguém... Eu nunca imaginei que alguém iria destruir um vídeo gratuitamente só porque gosta de mim. Você não deve tratar as pessoas como idiotas", disse o meia.

"Respeito a todos, mas ele me tomou por idiota. Chega um momento em que é impossível defender o indefensável. Não faria isto ao meu maior inimigo", desabafou Valbuena. "Eu estou muito desapontado e só posso constatar que a relação com Karim não é tão sincera como ele poderia dar a entender".

Benzema foi indiciado por "cumplicidade em tentativa de chantagem", além de ser obrigado a manter distância de Valbuena. A medida impede que a seleção francesa possa contar com os dois jogadores.

De acordo com fontes próximas à investigação, o atacante do Real Madrid confessou durante sua detenção que deveria "servir de intermediário" entre Valbuena e um amigo de infância, apresentado como o 'cavalo de Troia' dos chantagistas, em posse de um vídeo íntimo do jogador do Lyon.

Valbuena foi convocado em 20 de novembro para apresentar à justiça sua versão dos fatos em um caso que abala a seleção francesa a poucos meses da Eurocopa-2016, mas até o momento não havia se expressado em público sobre a polêmica.

O meia francês ainda revelou que, após a divulgação do escândalo, foi novamente procurado por Benzema. O companheiro mostrou-se preocupado por ter sido envolvido nas investigações e pediu que Valbuena se pronunciasse para defende-lo.

“Ele disse: ‘tem que fazer um desmentido, tenho uma filha e tudo mais’. E eu o contestei: ‘Karim, isso não depende de mim. Como bom cidadão, fiz uma denúncia. Não posso fazer nada se seu nome saiu nas escutas [telefônicas]”, contou Valbuena.