Topo

Fifa adia para janeiro definição do número de estádios da Copa-2022

09/12/2015 17h44

Doha, 9 dez 2015 (AFP) - A Fifa decidiu adiar para janeiro sua decisão sobre o número de estádio que serão utilizados na Copa do Mundo de 2022, no Catar, que deveria ter sido tomada neste mês de dezembro, confirmou à AFP o Comitê Organizador do evento.

"Tínhamos concordado em dar a decisão a respeito do número de estádios antes do fim do ano, mas devido à importância do assunto, resolvemos adiar esta decisão", explicou o secretário-geral assistente do Comitê Organizador, Nasser al-Khater.

O projeto inicial prevê 12 estádios, como no Mundial realizado no Brasil, no ano passado, e na próxima edição do evento, na Rússia-2018, mas existe a possibilidade deste número ser reduzido para oito.

Se a competição realmente acontecer em oito sedes, será o menor número desde a Copa de 1978, na Argentina, que foi disputada em seis estádios, mas recebeu apenas 16 seleções, contra 32 do formato atual.

As obras já foram iniciadas em seis estádios, e os dirigentes catarianos garantem que todas as instalações ficarão prontas até 2020.

A escolha do pequeno país árabe para sediar o Mundial vem sendo contestada por conta de acusações de compra de votos, mas também por questões de direitos humanos, ligadas às condições de trabalho de migrantes nas obras dos estádios.

"Apesar da ampla divulgação das condições deploráveis dos operários, as autoridades catarianas praticamente não fizeram nada para acabar com a exploração crônica dos migrantes", lamentou a Anistia Internacional na semana passada.

O Catar também está sendo questionado até por questões naturais. Em junho e julho, meses em que a competição costuma ser disputada, o calor pode chegar a 50 graus, o que deixa a prática do esporte praticamente impossível.

Os organizadores garantiram que têm condições de construir estádios climatizados, mas a Fifa acabou decidindo remarcar o torneio para novembro e dezembro, no meio da temporada de clubes da Europa.