Topo

Presidente do Bayern sugere criação de Superliga europeia de clubes

13/01/2016 18h19

Roma, 13 Jan 2016 (AFP) - O presidente do Bayern de Munique, Karl-Heinz Rummenigge, deixou em aberto a possibilidade de criar no futuro uma Superliga europeia, com "vinte clubes dos grandes campeonatos", em congresso realizado nesta quarta-feira, em Milão.

"Não podemos descartar que, no futuro, seja criado um campeonato europeu com grandes clubes da Itália, da Alemanha, da Inglaterra, da Espanha e da França, sob a autoridade da Uefa ou de uma organização privada", afirmou o ex-atacante.

"Seria uma competição com cerca de vinte equipes, e alguns jogos poderiam ser disputados na América ou na Ásia", acrescentou o alemão, que também é presidente da ECA, associação europeia de clubes.

De acordo com Rummenigge, "os melhores times se tornam cada vez mais fortes em relação aos outros nos grandes campeonatos", como é o caso do próprio Bayern, que não tem rival à altura na Alemanha.

A ideia do dirigente lembra projetos recorrentes de 'superligas' concorrentes da Uefa, principalmente no início da década passada, na época do G14, que reunia os principais clubes do continente europeu.

Rumenigge recebeu o apoio de Andrea Agnelli, presidente da Juventus, que considera insuficientes as receitas dos times que participaram da Liga dos Campeões.

"As receitas de TV da Liga dos Campeões são avaliadas em 1,5 bilhão de euros, contra quase 7 bilhões para a NFL (campeonato de futebol americano). Mas acontece que estudos de mercado mostram que, entre os 2 bilhões de fãs de esporte no mundo, 1,6 bilhão é fã de futebol, e apenas 150 milhões de futebol americano", criticou o italiano.

"Precisamos pensar a respeito do potencial não explorado dos formatos atuais de competições de futebol", completou.