Topo

Antes da Champions, Copas nacionais entram na reta final na Europa

08/02/2016 15h48

Paris, 8 Fev 2016 (AFP) - O mata-mata da Liga dos Campeões e da Liga Europa começa apenas na semana que vem, mas enquanto isso a bola continua rolando no Velho Continente, para a disputa das Copas nacionais, com destaque para os duelos PSG-Lyon, na França, e Valencia-Barcelona, na Espanha.

Barça de olho no recordeSó um milagre pode tirar o atual campeão da Copa do Rei da decisão. Na partida de ida, na semana passada, o time catalão aplicou uma goleada impiedosa de 7 a 0 no Valencia, com quatro gols de Suárez e três de Messi.

Na ocasião, Neymar passou em branco e até perdeu pênalti, mas participou ativamente das jogadas dos gols dos companheiros.

No último domingo, o trio "MSN" não estava tão inspirado, mas isso não impediu o Barça de vencer o lanterninha Levante por 2 a 0, para se manter na liderança isolada da Liga Espanhola.

Nesta quarta-feira, no estádio Mestalla, os catalães podem até se classificar com derrota por seis gols de diferença.

O técnico Luis Enrique deve poupar vários titulares, mas o time entrará em campo com a motivação de quebrar o recorde de invencibilidade do clube, estabelecido na temporada 2010-2011, sob o comando de Pep Guardiola, quando ficou 29 jogos seguidos sem perder.

Já o Valencia se encontra na situação oposta: não venceu um jogo sequer em nove rodadas desde que o inglês Gary Neville substituiu o português Nuno Espírito Santo à frente da equipe, e outra goleada diante do Barça pode selar o destino do ex-lateral do Manchester United.

Os catalães têm tudo para decidir o título com o Sevilla, que goleou o Celta de Vigo por 4 a 0 no primeiro jogo.

A final seria uma reedição da Supercopa da Europa, jogaço que o Barça venceu por 5 a 4 na prorrogação, em agosto, em Tbilisi, na Geórgia.

Bayern com fome de títulosDepois da oficialização da sua contratação como técnico do Manchester City para a próxima temporada, Pep Guardiola quer encerrar em grande estilo sua trajetória com o Bayern de Munique.

Para isso, ele sonha em imitar seu antecessor, Jupp Heynckes, que soube que seria substituído pelo espanhol em janeiro de 2013 e, mesmo assim, fez questão de se despedir no auge, com "tríplice coroa" (Liga dos Campeões, da Bundesliga e da Copa da Alemanha).

Com oito pontos de vantagem sobre o Borussia Dortmund, o quarto título nacional seguido (o terceiro sob o comando de Guardiola) já está bem encaminhado.

Para se consagrar na Champions, os bávaros terão um obstáculo de peso logo nas oitavas, a atual vice-campeã Juventus, com o primeiro jogo marcado para 23 de fevereiro.

Na Copa da Alemanha, o "Rekordmeister" não deve ter muitos problemas para chegar às semifinais, já que enfrenta nas quartas o modesto Bochum, da segundona.

Para isso, porém, precisa reencontrar o caminho do gol, depois de ficar no 0 a 0 com o Bayer Leverkusen no último sábado.

O Leverkusen entra em campo logo na terça-feira, contra o Werder Bremen, que luta para permanecer na elite.

Vice-líder da Bundesliga, o Borussia Dormtund também empatou sem gols no sábado, diante do Hertha de Berlim.

O Borussia terá um jogo complicado na terça-feira, contra o Stuttgart, único time que venceu nas três primeiras partidas do segundo turno do campeonato nacional.

O time da capital, por sua vez, não deve ter problemas para despachar o Heidenheim, da segunda divisão.

Liverpool em apurosDesgastado e cheio de desfalques, o time da terra dos Beatles é obrigado a disputar um jogo extra nesta terça-feira, contra o West Ham, em Londres.

Quando os "Reds" empataram sem gols na primeira partida, em Anfield, o técnico Jurgen Klopp deve quase ter lamentado o fato de o time não ser eliminado de vez da competição para aliviar um pouco o calendário sobrecarregado.

O Liverpool vai encarar uma verdadeira maratona neste mês de fevereiro, com o mata-mata da Liga Europa, contra o Augsburg, da Alemanha, e a final da Copa da Liga inglesa, em 28 de fevereiro, contra o Manchester City, em Wembley.

No último sábado, o Liverpool pensou que tivesse feito o mais difícil quando vencia o Sunderland por 2 a 0, com um gol e uma assistência do brasileiro Roberto Firmino, mas acabou cedendo o empate (2-2) nos minutos finais.

Klopp não estava na beira do gramado, por ter sido operado de uma apendicite no mesmo dia, mas já anunciou nesta segunda-feira que estará de volta para o duelo com os "Hammers".

O time do leste de Londres foi uma grata surpresa da primeira parte da temporada, ocupando o sexto lugar da Premier League, mas perdeu fôlego nas últimas semanas, com apenas uma vitória nas últimas cinco partidas.

Na quarta-feira, será a vez do West Bromwich Albion tentar chegar às oitavas por meio de um jogo extra, depois de conceder o empate em 2 a 2 com o Peterborough, da segundona.

PSG implacávelNinguém consegue parar o time parisiense, nem mesmo o arquirrival Olympique de Marselha, que deu trabalho no último domingo, mas acabou perdendo em casa por 2 a 1.

Campeão de todas as competições nacionais em 2015 (Ligue 1, Copa da França, Copa da Liga e Supercopa), o PSG tem tudo para repetir o feito neste ano.

Com os milhões de euros oriundos do Catar, o clube da capital tem elenco para fazer bonito em todas as competições, embora o foco principal seja a Liga dos Campeões.

O primeiro jogo das oitavas de final está marcado para 16 de fevereiro, contra o Chelsea, em Stamford Bridge.

Antes de encarar os "Blues", Ibrahimovic e companhia recebem nesta quarta-feira o Lyon, atual vice-campeão francês, que já eliminaram nas quartas de final da Copa da Liga (2-1).

Já o Olympique, maior campeão da história da competição, com dez títulos, tentará se recuperar da derrota no clássico diante do Trélisac, da quarta divisão. O pequeno time amador protagonizou uma grande zebra na fase anterior, ao eliminar nos pênaltis o Lille, da elite.

-- Principais jogos do meio de semana na Europa (horário de Brasília)

- Copa do Rei (partidas de volta das semifinais)

Quarta-feira:

(18h00) Valencia - Barcelona

Quinta-feira:

(17h30) Celta Vigo - Sevilla

- Copa da Alemanha (quartas de final)

Terça-feira:

(16h00) Bayer Leverskusen - Werder Brême

(17h30) Stuttgart - Borussia Dortmund

Quarta-feira:

(16h00) Heidenheim (D2) - Hertha Berlim

(17h30) Bochum (D2) - Bayern de Munique

- Copa da Inglaterra (jogos de desempate da 4ª rodada)

Terça-feira:

(17h45) West Ham - Liverpool

Quarta-feira:

(17h45) Peterborough (D3) - West Bromwich Albion

- Copa da França (oitavas de final):

Terça-feira:

(18h00) Sochaux (D2) - Monaco (D1)

Quarta-feira:

(16h00) Bordeaux (D1) - Nantes (D1)

Troyes (L1) - Saint Etienne (L1)

(18h05) Paris SG (D1) - Lyon (D1)

Quinta-feira:

(18h00) Trelissac (D4) - Olympique de Marselha (L1).